Roda de conversa tira dúvidas e incentiva doação de sangue e medula óssea

Amanhã, 7, é o Dia Mundial da Saúde e para valorizar esta data, às 18h30 será realizada a primeira de uma série de rodas de conversa sobre temas relacionados à saúde mental, física e emocional dos estudantes, professores e servidores da Universidade.

A roda de conversa Doação de sangue e solidariedade: o cuidar de si para cuidar do outro visa explicar os principais critérios para doação de sangue, esclarecer as principais dúvidas, tanto em relação à doação de sangue quanto ao transplante de medula óssea; e sensibilizar os ouvintes sobre a importância desta ação como ato de solidariedade, especialmente em tempos de Covid-19.

Os convidados são a enfermeira Lucienne Gamarra Vieira Esmi, do Hemosul, e o professor Rodrigo Guimarães, do curso de Enfermagem. “Nós julgamos ser um tema de grande importância, principalmente neste momento de pandemia, porque a falta de sangue é considerada um problema de saúde pública em todo o Brasil –  não só agora, mas principalmente nesse momento de crise. Nossos estoques estão muito baixos e é constante a falta de hemocomponentes nos nossos bancos de sangue para a realização de tratamentos e cirurgias”, explica o professor.

O evento é aberto a todos os estudantes, mas para participar é necessário se inscrever no formulário disponível em link.ufms.br/JjD96. A transmissão será pelo Google Meet, sob mediação das psicólogas Franciele Santana e Roberta Maisatto, do Campus do Pantanal (CPAN). O link de acesso será enviado para os e-mails cadastrados.

As próximas rodas de conversa serão realizadas nos dias 14, 22 e 28 de abril, e falarão sobre luto, perdas, rotina saudável no ensino remoto e neurociência unida à aprendizagem. Acompanhe o Portal UFMS e as redes sociais institucionais para mais informações.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Leticia Bueno