Revista acadêmica está com duas chamadas abertas para publicação de artigos

A Revista acadêmica ENSIN@UFMS,  vinculada a quatro Programas de Pós-Graduação do Campus de Três Lagoas (CPTL) está com duas chamadas abertas para recebimento de artigos, notas de pesquisa, relatos de experiência, resenha e entrevistas. A previsão é de que a publicação dos periódicos ocorra até dezembro deste ano.

Uma das chamadas é para o dossiê Reformismo curricular no Brasil e a política de formação de professores, com submissões até 10 de agosto deste ano. A segunda é para a edição temática especial da Profmat: Contribuições para o ensino de matemática, que recebe trabalhos até 30 de agosto e 2021.

Para participar é preciso conhecer os critérios que estão disponíveis no link https://periodicos.ufms.br/index.php/anacptl/about/submissions

Segundo Paulo Fioravante Giareta, um dos organizadores do dossiê e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores (GFORP) do CPTL, a publicação representa o empenho da Revista ENSIN@UFMS em socializar algumas produções que discutem o esforço do sistema educacional brasileiro em impactar sobre a formação dos professores nos últimos trinta anos. “Então, o dossiê se propõe a reunir diferentes pesquisadores, a partir de diferentes análises para criar um corpo de publicações que discutam e reflitam sobre o impacto das reformas curriculares, especialmente para a formação do professor”.

No caso da edição temática, o coordenador do Mestrado Profissional em Matemática (Profmat) do CPTL, Fernando Pereira de Souza, destaca que se trata de edição comemorativa dos dez anos do Programa no campus. “Buscamos reunir artigos e relatos de experiência desenvolvidos por alunos, professores e egressos do Profmat em diversas Instituições de Ensino Superior, sobre tema específico pertinente ao currículo de Matemática do Ensino Básico e que tenha impacto na prática didática em sala de aula”, diz.

Multidisciplinar

A revista ENSIN@ UFMS foi criada em 2016 e tem periodicidade anual. “Trata-se de um periódico com foco na publicação de pesquisas relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem, à formação do professor e prática pedagógica. Como a proposta é multidisciplinar, os trabalhos científicos resultantes de pesquisas em educação e ensino de ciências em geral, bem como sobre temas que afetam ou influenciam os processos de ensino e aprendizagem também fazem parte da temática da revista”, diz a editora adjunta Eugenia Brunilda Opazo Uribe, professora de matemática do CPTL.

Ela também informou que se trata de publicação multidisciplinar, vinculada a quatro Programas de Pós-Graduação do CPTL, sendo o de Pós-Graduação  em  Educação (PPGE); Profmat, Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia (PPGGeo) e Mestrado Profissional em Letras (Proletras).

Além disso, a revista também está veiculada ao Grupo de Pesquisa Laboratório de Ensino e Pesquisa Multidisciplinar (LEA UFMS) e ao GFORP, ambos formados por professores que atuam na Graduação e Pós-Graduação do CPTL.

A Revista ENSIN@UFMS integra o repositório da UFMS, que também está com inscrições para seleção de propostas no Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da UFMS. Professores efetivos podem participar, realizando a inscrição on-line no Sistema de Informação e Gestão de Projetos da Universidade, o SigProj, até 10 de setembro.

Texto: Christiane Reis