Na última reunião do ano do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior do Estado de Mato Grosso do Sul (Crie-MS), realizada na tarde de ontem (10), na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), foram debatidos dois temas: um programa de estágio oferecido pelo Governo do Estado e a parceria para realização do VI Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística (VI Cids).
Participaram da reunião o anfitrião, Pe. Ricardo Carlos, reitor da UCDB, o presidente do Crie, Marcelo Turine (UFMS), o vice-presidente, Taner Douglas Alves Bitencourt (Uniderp), além de Celi Corrêa Neres (vice-reitora da UEMS), Luciano Geisenhoff (vice-reitor da UFGD), Elaine Cassiano (reitora do IFMS) e Luiz Simão Staszczak (ex-reitor do IFMS).
O superintendente de Gestão Estratégica da Secretaria de Governo (Segov), Thaner Castro Nogueira apresentou projeto para abertura de edital para acadêmicos que desejam aprender sobre gestão pública e governo. Cada instituição integrante do Crie indicará um representante que ajudará a construir as diretrizes do programa.
As professoras Aparecida Negri Isquerdo e Daniela da Silva Souza Costa apresentaram aos reitores o VI Cids, que será realizada de 13 a 16 de outubro de 2020, na UFMS, em Campo Grande. O evento deve reunir especialistas de vários países, que discutirão o tema “Variação linguística: contatos interculturais, pesquisa e ensino”.
Integrantes do conselho definiram o calendário de reuniões para 2020 e discutiram possíveis nomes para integrarem a nova presidência do Crie — o atual mandato de Turine encerra-se em março.
Balanço
O professor Simão Staszczak deixou a reitoria do IFMS e se despediu do grupo: “Obrigada a todos os colegas, com quem construímos uma história, preparando um terreno lá atrás, quando todos concordávamos que os reitores precisavam conversar mais. Esse apelo é muito mais nas grandes questões que norteiam nossas instituições e a troca de informações, a nossa união, está amadurecendo e estamos convergindo para nos fortalecer”, avaliou.
Pe. Ricardo Carlos, que ontem foi nomeado pela congregação salesiana para ser o novo inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, a partir de fevereiro do ano que vem, também se despediu: “Agradeço ter participado da gênese desse conselho. Aqui, mais aprendei do que pude contribuir, pois encontrei pessoas que militam na educação superior. Alguns já passaram, outros chegaram e juntos, aprendemos a trabalhar para o bem do Estado e do crescimento do ensino superior”.
O presidente Turine fez um balanço do ano: “Temos que celebrar 2019. Estamos na história do conselho e novos desafios vão surgindo. Percebo que Mato Grosso do Sul precisa do nosso apoio; nossas universidades são patrimônios de MS. Quando conseguimos demonstrar união, as nossas pautas ficam mais fortes e o Crie é referência”.
Texto: Silvia Tada (Assessoria da UCDB)
Fotos: Leandro Benites