Reunião discute mudança de pontos de ônibus

Duas características atravessam a Cidade Universitária da UFMS: suas vias e o acesso ao transporte público. Pensando nesta questão, a Administração Central se reuniu com representantes do legislativo municipal, consórcio Guaicurus e Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AGETRAN). A reunião foi realizada no gabinete da reitoria e tinha como foco a mudança do ponto de ônibus próximo do Instituto de Química (INQUI/UFMS) e da Escola de Administração e Negócios (ESAN/UFMS).

O encontro foi provocado pela acadêmica do curso de Tecnologia de Processos Gerenciais, Bianca Araújo do Santos, que articulou com o Vereador de Campo Grande  João Cesar Mato Grosso a discussão sobre o tema e a busca por uma solução. O principal problema relatado pela acadêmica é que devido à localização do ponto, que atende as duas Unidades, os estudantes ficam vulneráveis. “Nossa preocupação é com a segurança dos acadêmicos que pegam ônibus no período noturno. Muitos atravessam a universidade para pegar o ônibus na avenida Costa e Silva, pois se sentem mais seguros do que pegar no ponto próximo da ESAN e do INQUI”.

A pedido do Reitor da UFMS professor Marcelo Turine a AGETRAN e o Consórcio Guaicurus vão iniciar um estudo para avaliar a melhor solução técnica. Tanto o Diretor de Transporte da AGETRAN, Luiz Carlos Alencar Filho, quanto o Gerente Operacional do Consórcio, Carlos Lopes de Oliveira, destacaram que a rotatória próxima às unidades é um dos principais obstáculos para remanejar o ponto.

Também estiveram presentes na reunião a Vice-Reitora da UFMS Camila Ítavo, o Diretor da ESAN José Carlos de Jesus Lopes, o Diretor do INQUI Lincoln Carlos Silva de Oliveira, e o Pró-Reitor de Administração e Infraestrutura (PROADI) Augusto Malheiros.