Foi divulgado o resultado preliminar das bolsas em nível de mestrado e doutorado nos programas de pós-graduação das instituições de Ensino Superior do estado, concedidas pela Fundect.
Coordenadores dos programas apresentaram propostas à fundação, visando viabilizar a execução de projetos científicos, tecnológicos, educacionais e de inovação por meio da concessão de bolsas. 32 programas de pós-graduação da UFMS foram beneficiados com 66 bolsas concedidas para cursos de mestrado e 23 bolsas concedidas para cursos de doutorado.
O curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia recebeu duas bolsas. Segundo o coordenador, professor Paulo Eduardo Teodoro, isso é fruto do esforço de professores e estudantes. “Neste ano já foram mais de 15 artigos A1 publicados em renomadas revistas internacionais. Isso só é possível graças ao árduo trabalho dos docentes, discentes e ao apoio constante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Essas métricas, junto as ações de extensão e internacionalização, possibilitaram a aprovação de duas bolsas que serão extremamente importantes aos discentes do programa. Estamos avançando, degrau a degrau, para obtenção do conceito 4”, declara.
O professor Marcos Paulo da Silva é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e foi contemplado com uma bolsa para o curso de mestrado. Ele ressalta a importância de incentivos destinados a pesquisadores. “Um edital de incentivo a pesquisa como esse, voltado para o financiamento de pesquisas em nível de mestrado e doutorado, é fundamental para complementação dos recursos de fomento em um período de redução do suporte das agências nacionais de incentivo a pesquisa para alguns programas ainda em consolidação e algumas áreas do conhecimento em particular”.
Marcos Paulo também reforça que o apoio favorece o fortalecimento da pós-graduação de Mato Grosso do Sul, “para que possam se tornar programas de referência no cenário nacional, inclusive com a abertura de novos programas de doutorado, acima de tudo na valorização dos objetos de estudo voltados às peculiaridades da regionalidade sul-mato-grossense”.
Acesse aqui os editais. O prazo para recursos vai até o dia 6 de maio.
Texto: Leticia Bueno