Responsáveis por unidades se reúnem para discutir planejamento e ações da Universidade

Na manhã de hoje (10) a Cidade Universitária sediou reuniões simultâneas da Comissão Central para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e das Coordenações e Secretarias Administrativas (Coaes e Secaes) de todas as unidades. Os encontros foram realizados na Secretaria Especial de Educação a Distância (Sead).

Planejamento

O PDI é um instrumento de planejamento e gestão que norteia todas as ações administrativas de uma instituição. Na UFMS as discussões atuais visam à elaboração do PDI 2020-2024, uma vez que o anterior foi realizado no período de 2015-2019.

De acordo com a pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), Dulce Tristão, “o intuito é discutir nossas potencialidades e fragilidades e planejar os caminhos que vamos trilhar, enquanto instituição, nos próximos cinco anos. Fazemos esse planejamento para que a Universidade siga se desenvolvendo, alcançando suas metas e realizando sua missão, sabendo também que, ao longo do tempo, novas políticas poderão surgir e iremos nos adequar a elas”, explicou.

“A UFMS desponta em vários rankings nacionais, como, por exemplo, o de governança do Tribunal de Contas da União (TCU), no qual estamos em segundo lugar, e o de Universidades Empreendedoras, no qual estamos em 18º lugar no País. Esperamos que com esse planejamento possamos ganhar cada dia mais visibilidade e, mais do que isso, mais resultados concretos na formação dos nossos estudantes e na construção de políticas públicas para o estado de Mato Grosso do Sul e para o Brasil”, ressaltou a vice-reitora Camila Ítavo.

A pró-reitora lembrou que é importante que toda a comunidade participe e acompanhe as etapas do processo de construção do PDI e informou que todo o material está disponível no site: https://pdi.ufms.br/.

Coads e Secaes

O fórum com as Coordenações e Secretarias Administrativas é realizado anualmente na UFMS por oportunidade do fechamento do ano orçamentário e financeiro. “O objetivo é orientar e acompanhar as ações de finalização do período”, elucidou a pró-reitora.

Na reunião, a vice-reitora agradeceu a presença e empenho de todos frente aos desafios. “Desde 2017 buscamos a economia na Instituição por meio de várias ações e mudanças e por isso hoje mantemos a Universidade em funcionamento. Sabemos que administrar uma unidade demanda bastante dos gestores, agradecemos sua dedicação, especialmente nesse momento de desafio orçamentário”, disse.

 

Texto e fotos: Ariane Comineti