Resiliência e superação são temas de palestra na Semana de Desenvolvimento Profissional

Confira também as diversas atividades propostas para hoje pelas unidades da Cidade Universitária e pelos câmpus

O terceiro dia de programação da 5ª edição da Semana de Desenvolvimento Profissional inicia com a palestra Dobrar e crescer! Assim como o bambu que se curva ao vento, mas não quebra, como agir nas situações difíceis da vida? A palestra ministrada pela educadora, Hellena Maria Lourenço Balsalobre de Queiroz, é nesta quarta-feira, 4, das 8h às 10h. Para participar basta se inscrever e acompanhar o evento por meio deste link.

Segundo a palestrante, o tema pode ser objeto de reflexão para jovens, adultos ou idosos, pois em cada etapa da vida existem desafios. Especificamente sobre a fase profissional, ela pontua o quanto é necessário estar aberto a mudanças, sobretudo no cenário que se vive atualmente.

“A análise e reflexão a respeito do tema abordado faz todo o sentido no cenário em que estamos vivenciando, uma vez que diariamente nos deparamos com desafios que são inseparáveis às nossas vidas pessoal e profissional. Refletir e discutir a forma com que podemos lidar com estes desafios, possibilita a capacidade de administrar e desenvolver atitudes e ações resilientes, capazes de reverter cenários que a princípio se apresentam como motivo de frustração, em cenários de força e superação”, diz.

As atividades da Semana de Desenvolvimento Profissional estão sendo realizadas de forma remota, começaram no dia 2 e seguem até o dia 6 de agosto; Os interessados podem efetuar as inscrições até o último dia de evento.

Sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Egressos, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), a programação tem a colaboração de coordenadores do evento em todos os câmpus, e segue durante todo o dia, com transmissão pelas plataformas digitais.

Programação de hoje

Mais de 120 atividades estão sendo realizadas nestes cinco dias. Conforme a programação da Cidade Universitária, ainda nesta quarta-feira estão previstos minicurso: introdução ao látex; workshop de teste de software; palestras sobre relações de gênero no ambiente de trabalho; a carreira de product owner; acessibilidade, compromisso de cada um e o esporte eletrônico no Direito brasileiro, entre outras atividades.

O Campus de Aquidauana programou para às 19h a palestra: No novo normal todo mundo é calouro (saiba algumas competências essenciais para a volta às atividades presenciais).

Duas palestras foram sugeridas pelo Campus de Coxim, sendo a primeira sobre Professorar: narrativas do fazer após a formação acadêmica e a segunda sobre Vocações jurídicas: empatia e resiliência.

Proposta pelo Campus de Naviraí, os participantes poderão conferir a palestra Desenvolvimento profissional, licenciatura em pedagogia e perspectivas de futuro, às 19h30.

A programação tem ainda a participação do Campus de Nova Andradina com as palestras: Como a autoridade e a presença digital pode alavancar e abrir novas portas no mercado de trabalho e Seja protagonista do seu futuro.

Já o Campus do Pantanal preparou a palestra sobre Saúde mental e trabalho remoto. A transmissão será às 19h.  O Campus de Paranaíba propôs as palestras: Terminei a graduação e agora? Os desafios da carreira acadêmica e Competências sócio emocionais em tempos de pandemia: resiliência no cenário formativo de professores (que ensinam matemática).

Os caminhos a percorrer da graduação à pós-graduação no Brasil” é o tema a palestra proposta pelo Campus de Ponta Porã, transmitida às 19 horas.  A programação proposta pelo Campus de Três Lagoas contempla quatro palestras, com os seguintes temas: O suporte emocional do professor para com o estudante; Sistemas de informação. O que é ensinado e quais os desafios?; Como fazer” – Como operar na bolsa de valores, e, no âmbito da programação Sou Mulher UFMS, As mulheres do IAJES na Constituinte: gênero, cidadania e democracia (1985-1988).

 

Texto: Christiane Reis