Representantes das Faculdades de Odontologia (Faodo) e de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan) da UFMS foram escolhidos, pela primeira vez, em eleição realizada pela internet. O método foi adotado como forma de prevenção à contaminação do coronavírus, além de fazer parte do processo de transformação digital pelo qual a Universidade está passando, conforme explica o diretor da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic), Luciano Gonda.
“Um processo eleitoral presencial geraria aglomeração de pessoas e expansão da Covid-19, neste momento. A UFMS tem dado andamento ao processo de transformação digital oferecendo serviços on-line cada vez mais rápidos e ágeis. Esse processo está aliado à estratégia de governo digital 2020-2022, garantindo aos usuários segurança, rapidez, além de gerar economia de recursos”.
O diretor explica ainda que o sistema e-Votação é um sistema on-line baseado no software Helios Voting criado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e utilizado em diversas universidades brasileiras, como UFScar, UNIFESP, UFPel, USP. Para votar, o eleitor utiliza o Passaporte UFMS pelo computador ou até mesmo pelo celular. O sistema garante o sigilo dos votos, por meio de criptografia e também garante que o eleitor possa verificar se o voto dele foi depositado na urna.
“Nestes processos de escolha, a Agetic fez a implementação e configuração do sistema para funcionar com o Passaporte UFMS. Alem disso, a cada eleição é necessário configurar uma nova votação. A utilização de um sistema on-line para votação, permite que nesse momento de pandemia a comunidade acadêmica possa expressar suas escolhas de maneira democrática e atendendo ao Plano de Biossegurança da UFMS”, disse Gonda.
A votação, de acordo com Luciano, ocorreu conforme o planejado. O resultado do pleito é entregue de forma imediata, logo depois do encerramento da eleição. A Agetic atuou no processo eleitoral fazendo a configuração e gestão do Sistema de Votação On-line Helios, bastante utilizado e conhecido na esfera acadêmica.
“Foi um processo bastante estudado e elaborado para garantir a segurança, autenticação de usuário por meio do passaporte, criptografia do voto e conferência da escolha pelo eleitor. Enquanto gestor da Agetic digo que foi um momento de muita satisfação e agradeço a todos os servidores da Agência pelo empenho na implantação deste serviço”, conclui Luciano Gonda.
Luciano garante que o software é seguro e garante sigilo do voto. O sistema foi escolhido baseado em análise técnica realizada em conjunto com o Colégio Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Associação Nacional dos Dirigentes da Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
“O sistema garante o sigilo de voto por meio da técnica de criptografia isomórfica, que permite a contagem dos votos sem precisar descriptografar o voto. Sendo assim, o eleitor não consegue ver a escolha do outro”, afirma o diretor.
Considerando a segurança, agilidade, transparência, economia de recursos, a facilidade de votação e o momento de pandemia, o Sistema e-Votação se tornou um serviço regular da Agetic para a comunidade acadêmica da UFMS. O diretor informou que já estão agendadas outras votações on-line, como para coordenador de Curso do Curso de Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade da Facfan, coordenador de Curso dos Cursos de Física e Engenharia Física do Instituto de Física (Infi), coordenador de Curso do Curso de Ciências Contábeis do Campus de Nova Andradina, e representante do Infi no Conselho Universitário. Estão em fase de agendamento as votações para coordenador de Curso dos Cursos de Mestrado e de Doutorado em Ecologia e Conservação do Inbio, Pós-graduação Ciências Veterinárias e também para a escolha do novo reitor da UFMS, gestão 2020-2024.
Texto: Juliana Rezende