Repórter Júnior tem recorde de alunos e professores inscritos

A sétima edição do projeto de extensão Prática Educomunicativa: Repórter Júnior começa amanhã com recorde de alunos e professores de escolas públicas e particulares de Campo Grande inscritos. O primeiro encontro será realizado neste sábado, 21, a partir das 8h, no auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão, no setor 2 da Cidade Universitária. A lista com os selecionados para a cobertura jornalística educomunicativa do Integra UFMS está disponível aqui.

O Repórter Júnior busca aproximar alunos e professores do ensino fundamental e médio da comunicação, pelo viés da educomunicação. Ao todo, foram selecionados 53 repórteres juniores de 13 escolas, com idades entre 11 e 18 anos, e cinco tutores.

“É uma satisfação, uma certeza que a gente está fazendo um trabalho que é significativo e que faz a diferença quando a gente vê essa procura e os alunos vêm para a Universidade. Eu costumo dizer que ter uma graduação, completar a educação superior, faz diferença na vida das pessoas. Mas a gente ter essa formação em uma Universidade de excelência, como é a UFMS, é transformador. Então, quando a gente recebe esses alunos para falar de comunicação e educomunicação é uma alegria, uma esperança de transformação da nossa sociedade, que eles levem ali uma sementinha e que sirva para que isso dê frutos, para que eles mudem a perspectiva de vida deles”, reforça a coordenadora do projeto e diretora da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), Rose Mara Pinheiro.

Durante o primeiro encontro, as atividades serão voltadas para a apresentação do Integra UFMS, do conceito da educomunicação e das atividades do Repórter Júnior. Os alunos e professores poderão conhecer os espaços da Agecom, entre eles: os estúdios da Rádio Educativa UFMS 99.9 e da TV UFMS e a sala de redação jornalística. A programação ainda inclui uma trilha pela Cidade Universitária acompanhada pela arquivista Débora Resstel, passando pelo Monumento Símbolo, a Biblioteca Central, o Bosque Central, o Parque da Ciência, o Corredor Central e o Restaurante Universitário.

Ao longo das próximas semanas, serão realizadas oficinas de vídeo, rádio, texto e fotografia, e mídias sociais, nos dias 28 de setembro, e 5 e 19 de outubro. As atividades para preparar os repórteres juniores para o maior evento científico de Mato Grosso do Sul serão promovidas pela equipe da Empresa Júnior Brava, do Curso de Jornalismo, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação. Os materiais produzidos pelos participantes serão veiculados na página do Integra UFMS e compartilhados nas mídias sociais do projeto e nos perfis institucionais da Universidade, bem como no canal da TV UFMS e na Rádio Educativa UFMS 99.9.

Texto: Thalia Zortéa