Repórter Júnior 2023 inicia atividades com a recepção dos alunos e professores

O projeto Prática Educomunicativa- Repórter Júnior iniciou as atividades neste sábado, 16, com a recepção aos alunos e professores de escolas de Campo Grande. Os participantes farão a cobertura jornalística educomunicativa do Integra UIFMS, o maior evento científico de Mato Grosso do Sul.

A coordenadora do projeto e diretora da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), Rose Mara Pinheiro, comenta que esse encontro é a largada da jornada que será trilhada em conjunto. Essa é a 6ª edição do Repórter Júnior e a coordenadora do projeto espera que os alunos saiam motivados para entender a relação entre comunicação e educação, e empolgados com a Universidade.  

“Às vezes, o aluno vem aqui e nunca tinha pisado na Universidade, então entra para este mundo que é a UFMS. Quando eu vejo os alunos indo para o jornalismo ou outros cursos da UFMS é legal, porque tem essa sementinha que eles levam com eles, de refletir sobre essa relação do jornalismo e da educação, principalmente nesse momento com tanta desinformação”, ressalta.

A jornalista e mestre em comunicação, Thayná Oliveira, acompanha o projeto desde o começo e explica que a ideia é que os repórteres juniores aprendam as técnicas do jornalismo, não para serem jornalistas, mas sim para que entendam que eles podem se apropriar dos meios de comunicação. “O Repórter Júnior é importante não só para pensar a comunicação em si, mas para pensar o protagonismo do estudante frente ao conhecimento”, destaca.

Durante o encontro, uma dinâmica foi desenvolvida pela EJ BRAVA, empresa júnior do curso de Jornalismo, para conhecer os alunos e tutores. A presidente da EJ, Anna Luiza Petterman, destaca esse papel do projeto na aproximação com a Universidade. “Principalmente considerando que eles farão a cobertura do Integra então terão contato com muitas áreas de conhecimento”, reforça. 

A aluna do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Adventor Divino de Almeida, Bruna Albuquerque, é uma das repórteres juniores desta edição. “Decidi participar porque eu amo a comunicação então achei uma ótima oportunidade. Só de ouvir o pessoal falando hoje, fiquei muito animada. Está me dando mais força para vir nos próximos encontros!”.

Além dos alunos, o projeto também conta com tutores, como é o caso da professora Bruna Barba Algarve da Escola Estadual Profª Élia França Cardoso. A tutora participou da edição de 2022 com dois alunos e neste ano retorna com mais uma colega e oito alunos. A participação no projeto também auxilia os professores. “Hoje em dia a gente trabalha com perfis fakes, a desinformação. A gente tenta trazer um pouco da legislação sobre isso e talvez com a educomunicação seja mais fácil. Inclusive, trazendo mais alunos, a gente pode tratar eles como multiplicadores dentro da escola, então vai ajudar muito”, afirma.

Nos próximos encontros serão aplicadas oficinas, nas áreas de texto e fotografia, TV, rádio e mídias sociais, para auxiliar os alunos durante a cobertura do Integra UFMS. As oficinas são ministradas pela EJ BRAVA. Os materiais produzidos são disponibilizados na  página do Integra UFMS, na Rádio Educativa 99.9 FM, na TV UFMS, e compartilhados nas redes sociais e perfis institucionais da Universidade.

Texto: Raquel Alves

Fotos: Eliel Dias