A UFMS está pronta para receber os estudantes que iniciam o primeiro semestre letivo e retornam às aulas presenciais nos próximos dias. Os corredores vazios da Universidade darão lugar ao vai e vem de calouros e veteranos. O mês de março será marcado pela renovação e este é, justamente, o tema da campanha Eu Respeito.
O ano letivo começa no dia 7, quando a Universidade recebe os alunos com atividades de acolhimento, em todas as unidades, com visita guiada pelos câmpus e entrega de kits de boas-vindas. Uma semana inteira com programação especial na Recepção Institucional, com apresentação da UFMS, no dia 8, e roda de conversa, no dia 9, no Teatro Glauce Rocha. Para celebrar este momento de encontros e de reencontros, os estudantes serão recebidos com apresentações culturais. O grupo Hermanos Irmãos se apresenta no Show de Recepção, no dia 10, no Teatro Glauce Rocha. As atividades serão presenciais com transmissão simultânea pela TV UFMS. Seguem os cuidados obrigatórios de biossegurança, com o uso de máscara, a higienização das mãos e o preenchimento do Vacinômetro UFMS.
A Clínica Escola Integrada oferece todas as doses da vacina contra a Covid-19, entre os dias 7 e 18 de março. Além disso, a Faculdade de Medicina faz a testagem para detecção do coronavírus e da Influenza, no Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias, em Campo Grande. A comunidade universitária também poderá realizar o teste contra a Covid-19 por meio de uma parceria entre a UFMS e a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems).
Nas semanas seguintes, o Show de Verão será promovido em todos os câmpus, com o grupo Hermanos Irmãos e a dupla Maria Cláudia e Marcos Mendes.
O teatro também será espaço para o Mais Cultura Literária com o escritor e professor Deonísio da Silva, no dia 14 de março. Já no dia 22, será palco para a abertura do Movimento Concerto, com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande.
A Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte fará também o lançamento do Festival Universitário da Canção (FUC), concurso de música popular e erudita, no qual o público universitário pode apresentar canções inéditas.
O verão ainda não chegou ao fim e segue a preocupação com o mosquito Aedes aegypti. Para evitar o transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, a UFMS realiza a campanha de combate ao mosquito na Cidade Universitária, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande.
Seguindo as ações de cuidados com a saúde, a Proece e a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas incentivam a atividade física entre os servidores por meio de vídeo. Os servidores das pró-reitorias ainda receberão aulas de alongamento presenciais, uma atividade que abre o projeto de Ginástica Laboral para servidores da UFMS.
Está previsto, ainda, o lançamento do edital Desafio UFMS Sustentável. Trata-se de uma seleção de projetos inovadores apresentados pelas empresas juniores, que visa fomentar o empreendedorismo, a inovação e a melhoria da gestão sustentável da Universidade.
Março é também lembrado como o mês da mulher e a data não passará em branco: a Universidade fará uma série de atividades promovidas pelos programas Sou Mulher e Sou Idoso UFMS. A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis lançará um edital para cadastramento de todos os grupos de apoio existentes na Universidade. A ideia é reunir e organizar os coletivos femininos presentes na UFMS.
Também será lançada a campanha “UFMS na Promoção da Igualdade de Oportunidades: Mulheres Negras, Mercado de Trabalho e acesso a Direitos”. A iniciativa promoverá ações ao longo do ano todo, como a realização de miniprojetos, depoimentos, entrevistas, palestras educativas e atividades artísticas protagonizadas por elas.
As mulheres estão presentes nos laboratórios, salas de aulas, diretorias e em todos os projetos de pesquisa e extensão da Universidade. Em comemoração à data especial, no dia 8, será divulgado o vídeo em homenagem às profissionais e estudantes que fazem da UFMS uma universidade de destaque no cenário nacional e internacional.
Para lembrar sobre a atenção especial para a saúde da mulher, o Monumento Símbolo ficará iluminado na cor lilás no mês de março. As luzes serão desligadas apenas por uma hora no dia 26, quando a UFMS participará de uma iniciativa global: a Hora do Planeta. A ação busca sensibilizar as pessoas sobre a importância do meio ambiente.
Acompanhe as redes sociais, o Portal de Notícias, a TV e a Rádio Educativa UFMS para saber os detalhes de cada atividade da campanha – e participe!
Eu Respeito!
UFMS, a nossa Universidade!
Texto: Mylena Rocha