O pesquisador e vereador no estado do Ceará, Ricardo Weibe Nascimento Costa, ministrou hoje a conferência “Políticas públicas para a diversidade étnica e o desenvolvimento social e científico de comunidades indígenas: uma visão interna”.
A atividade foi parte da programação da SBPC Afro e Indígena e teve o objetivo de fazer um levantamento sobre o relacionamento conflituoso entre os povos nativos e as instituições de poder do país. “A gente tratou aqui de alguns estágios desse contato dos povos com o Estado brasileiro e do contexto atual das dificuldades que os povos indígenas estão passando, como a relação com a questão fundiária, por exemplo”, explica Ricardo.
Ele ressalta a importância de se debater as questões territoriais, por ser uma demanda muito importante para os povos indígenas, mas que ainda há muitas pendências. “Nós temos uma demanda de 495 terras indígenas reivindicadas para serem demarcadas e 116 terras indígenas em processo de demarcação. Essa não regularização das terras indígenas traz complicações diretas relacionadas a efetivação de políticas públicas”.
“Precisamos dar visibilidade para a realidade social vivida pelos povos indígenas. Acredito que essa luta dos nossos povos não deve ser uma luta só dos indígenas, precisa também ser da sociedade brasileira como um todo e acho que conhecer a realidade dos povos indígenas e fazer debates como este agregam muito”, declara Ricardo.
Texto: Leticia Bueno