Nesta quarta-feira, 1º, a Reitoria realizou a primeira reunião do ano com todos os diretores de unidades, pró-reitores e diretores da Administração Central, de forma presencial, no Multiuso 1, na Cidade Universitária. O reitor Marcelo Turine e a vice-reitora Camila Ítavo apresentaram estratégias, indicadores, desafios e prioridades para 2023.
“Desde o início da nossa gestão temos conquistado excelentes resultados e aumentado nossos indicadores, e isso é fruto do trabalho conjunto. Para nós da gestão é fundamental a governança em prol da qualidade do Ensino. Essa reunião de hoje é de alinhamento estratégico e de definição de metas”, destacou o reitor.
“Durante todo o dia, estaremos trocando ideias e falando sobre nossas expectativas”, completou a vice-reitora.
Para o diretor do Câmpus de Três Lagoas, Osmar Macedo, o encontro é um momento para que sejam discutidas as mudanças vigentes na legislação e também alinhar ações para 2023. ” Hoje é uma atividade que teremos aqui para discutir essas questões. Temos algumas mudanças na legislação, principalmente no setor de compras e licitação e estamos nos organizando para isso e também discutindo as prioridades para investimento em 2023″ .
Além do planejamento estratégico, os gestores também discutem, dentre outros temas, a recepção aos estudantes, que será realizada de 6 a 10 de março, na Cidade Universitária e nos câmpus.
A diretora do Câmpus de Coxim, Silvana Zanchet, relata que o momento é de planejamento e muita ansiedade para a chegada dos calouros e veteranos. “Estamos organizando todo o espaço físico com várias atrações. Coxim tem todo um planejamento para recepção dos nossos estudantes. É um momento muito especial de acolhida”.
O conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE), Henrique Sartori de Almeida Prado, participou da abertura do encontro, para um momento de troca de experiências. “Agradeço a oportunidade de estar aqui novamente. Sempre fico feliz quando sou convidado a estar na UFMS. Não há pessoas mais capacitadas do que essa equipe que está aqui hoje. A UFMS está bonita, organizada, bem cuidada e isso é reflexo do trabalho de todos vocês e está evidenciado nas avaliações pelas quais a Instituição passa”, falou Sartori.
Ele apresentou alguns temas que estão em discussão no CNE. “Há decisões tomadas no Conselho que impactam direta e indiretamente a rotina de gestores, professores, técnicos e estudantes nas instituições federais. Essa é uma oportunidade para levar as contribuições de vocês em relação a diversos temas”, disse. Ele lembrou, por exemplo, de alguns assuntos tratados no CNE como: revisão das diretrizes curriculares de cursos da graduação, Plano Nacional de Educação e as metas que atingem a educação superior, política de formação de professores, a presença da Educação a Distância no sistema educacional, a revisão de instrumentos de avaliação, entre outros.
“Sua presença aqui contribui muito para nosso trabalho. Na UFMS dialogamos sem medo de inovar e se necessário, refazemos o nosso caminho, para podermos avançar cada vez mais”, disse a vice-reitora Camila Ítavo.
Sartori finalizou ressaltando o papel da UFMS na transformação do estado. “A UFMS é o maior agente de transformação social de Mato Grosso do Sul, além de ser também o maior equipamento federal no estado e, muitas vezes, a única oportunidade que os nossos jovens têm para modificarem suas vidas. Não podemos mais perder tempo, temos que seguir e buscarmos oportunidades para que os resultados alcançados por esse time sejam cada vez mais reverberados”.
Texto: Vanessa Amin
Fotos: Crislaine Oliveira e Thalia Zortéa