Reitoria prorroga suspensão a atividades presenciais não essenciais na UFMS

O período de aplicação das medidas adicionais de proteção à Comunidade Universitária foi prorrogado para até 4 de abril. A prorrogação aplicada à Cidade Universitária e a todos os Câmpus da UFMS foi publicada na Portaria 1.241, de 24 de março de 2021.

O Comitê Operativo de Emergência da Universidade (COE/UFMS) acompanha o monitoramento da evolução da Covid-19 realizado pelo Prosseguir. A última análise divulgada ontem, 24, mantém Campo Grande em risco extremo e aponta alto risco de disseminação da Covid-19 em outros oito municípios onde a UFMS tem Câmpus. Apenas Coxim está em médio risco.

O reitor Marcelo Turine ressalta que desde o início da pandemia em 2020 o objetivo maior tem sido a proteção à comunidade universitária e a contribuição para a redução da disseminação da Covid-19. “Vamos continuar trabalhando, excepcionalmente, de forma remota, garantindo os direitos fundamentais constitucionais à educação e a saúde de nossa comunidade e de toda a sociedade. Esse é nosso compromisso”, afirma.

Assim, seguindo a Portaria 1.238, de 19 de março de 2021, as aulas permanecem 100% pelo Ensino Remoto de Emergência ou EaD, e as aulas práticas previstas devem ser reagendadas, com exceção autorizada apenas para os cursos de graduação e de pós-graduação da área de saúde, ações e projetos de atendimento à saúde nas Unidades, Clínicas e Hospitais e de atividades de pesquisa e inovação na UFMS.

Estudantes, professores e técnicos devem continuar a realizar de maneira remota atividades que não são essencialmente presenciais. Sob responsabilização da direção das Unidades, os serviços e as atividades essenciais de segurança, limpeza, conservação, manutenção, obras e transporte devem ser mantidos na UFMS. O Calendário Acadêmico da UFMS permanece inalterado.