Reitoria Itinerante promove reuniões de trabalho em Chapadão do Sul e Paranaíba

A terceira e a quarta paradas do projeto Reitoria Itinerante da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) ocorreram  nos municípios de Chapadão do Sul e Paranaíba nos dias 5 e 6 de dezembro. A equipe de gestão – formada pelo Reitor Marcelo Turine, a Vice-Reitora Camila Ítavo, e todos os pró-reitores, diretores de agências e secretários especiais da universidade – percorreu os câmpus da UFMS nas duas cidades, realizando um diagnóstico e discutindo estratégias nas unidades. Os roteiros contemplaram reuniões com professores, técnicos e alunos sobre assuntos como assistência estudantil, pesquisa, extensão, ensino de graduação e pós-graduação, avaliação institucional, infraestrutura, entre outros.

A equipe da Administração Central da UFMS também fez reuniões com gestores públicos nas duas cidades. Em Chapadão do Sul, a reunião aconteceu com o prefeito João Carlos Krug e sua equipe de secretários, além de vereadores e do Diretor do câmpus, Kleber Augusto Gastaldi. Em Paranaíba, a reunião com gestores públicos foi encabeçada pelo prefeito Ronaldo José Severino de Lima Miziara, contando também com membros de sua equipe do governo municipal e a Diretora do Câmpus da UFMS, Andréia Cristina Ribeiro. Também em Paranaíba, os gestores da UFMS realizaram uma visita técnica ao Hospital Santa Casa Misericórdia.

Para o reitor da UFMS, professor Marcelo Turine, a visita periódica da Reitoria Itinerante oportuniza um contato maior entre os câmpus e a administração central, como também permite a elaboração de um projeto de universidade mais integrado.“Conversando nos câmpus, identificando as demandas locais, podemos traçar estratégias conjuntas para que possamos superar os obstáculos da melhor forma. Esse compartilhamento de ideias, portanto, se torna vital nesse momento de crise porque nos ajuda a desenhar uma universidade mais alinhada como um todo”, disse o Reitor.

Tanto em Chapadão do Sul quanto em Paranaíba foram realizadas reuniões de trabalho com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), acompanhada das equipes da Secretaria Especial de Avaliação Institucional (SEAVI) e da Secretaria Especial de Educação a Distância e Formação de Professores (SEDFOR);  com a Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (AGETIC/UFMS), Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (AGINOVA/UFMS), juntamente da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (PROECE) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP), além da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN), da Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (PROADI) e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES).

As próximas paradas do projeto Reitoria Itinerante acontecerão no início de 2018 e contemplarão ações em Ponta Porã, Três Lagoas, Naviraí, Corumbá e Nova Andradina.  A agenda de visitas será divulgada periodicamente para que a comunidade acadêmica acompanhe o projeto.