A Reitoria da UFMS e a Superintendência do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP/EBSERH) tiveram ontem (22/10) a segunda reunião para alinhar as metas estratégicas para fortalecer o Humap como Hospital Universitário e como referência de excelência na formação de profissionais de saúde, na atenção à saúde, na inovação tecnológica e sustentabilidade, atendendo com inserção e integração na rede de serviços de saúde e nas necessidades da população sul-mato-grossense.
A UFMS e o Humap, junto com a Andifes, estão empenhados em buscar estratégias para a melhor readequação do atendimento à população e, ao mesmo tempo, garantir condições de qualidade para prática do ensino dos cursos de graduação, residências, mestrado e doutorado da área da saúde da UFMS.
Dentre os vários desafios inseridos está o atendimento ao Acórdão do Tribunal de Contas da União que determina aos Hospitais Universitários o não pagamento de Adicional por Plantão Hospitalar (APH) para todos os servidores em jornada flexibilizada.
A Reitoria da UFMS excluiu, em decisão conjunta com a equipe de gestão do Humap-UFMS, a possibilidade de fechamento do Pronto Atendimento Médico (PAM) do Humap, mas reconhece a necessidade de reestruturação dos serviços no local, de acordo com as demandas de contratualização e de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, sem qualquer prejuízo das atividades de ensino no Hospital Universitário.
Uma conquista comemorada pela Administração foi a publicação do Edital 118, de 9 de outubro, quando a Ebserh atendeu a demanda da UFMS e convocou os 88 candidatos aprovados no Concurso Público nº 9/2014. Entre os cargos, estão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório, técnicos de farmácia, engenheiro civil, farmacêutico e assistentes administrativos para atuarem nas áreas de assistência à saúde e apoio administrativo.
A convocação desses profissionais era dada como praticamente impossível, tendo em vista o período de restrição de nomeações e o prazo exíguo de vencimento do concurso, que venceu em 15 de outubro. Entretanto, uma somatória de esforços envolvendo a Reitoria da UFMS, a equipe de gestão do Humap-UFMS, Andifes e Ebserh, foi possível aprovar em tempo a publicação do edital de convocação.
Para o reitor da UFMS, Marcelo Turine, “a recomposição de parte dos quadros de pessoal do Humap-UFMS, em razão de aposentadorias de servidores da UFMS lotados no Humap-UFMS, será extremamente benéfica para a melhoria da assistência à saúde, melhoria dos serviços especializados do Hospital e manutenção da jornada flexibilizada de trabalho para os servidores da área de saúde que atuam em regime de escalas e plantão”. Prof. Turine também afirmou que será um fortalecimento para as atividades da área de ensino e pesquisa, principalmente para os vinte Programas de Residência Médica, dois Programas de Residência Uniprofissional e um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, que juntos totalizam a qualificação de mais de 80 profissionais especialistas ao ano e possuem hoje 195 residentes participantes.
De acordo com o superintendente do Humap-UFMS, prof. Claudio Silva, todos os esforços estão sendo realizados para que os convocados possam assumir suas funções, já a partir de novembro deste ano. “Dessa forma, iremos mitigar os impactos da readequação de serviços do hospital, de forma a não causar nenhum transtorno para nossas atividades de assistência, ensino, pesquisa e extensão”, enfatizou. Além disso, a superintendência estuda possibilidades de novos serviços considerados importantes para a sociedade e para o desenvolvimento do Humap, mais adequados ao quadro atual de profissionais.
Também está em análise a possibilidade de aumentar as vagas para as Residências, pois, segundo a Administração, dependendo da reestruturação de alguns serviços de saúde, a expansão da parceria com os professores da Universidade de diferentes faculdades será fundamental para a inclusão social e formação de mais profissionais de saúde para Mato Grosso do Sul e para o Brasil.
Além do reitor e do superintendente, participaram da reunião a vice-reitora Camila Ítavo, a gerente de Atenção à Saúde Andréa Lindenberg e a gerente de Ensino e Pesquisa Maria de Fátima Cheade.
Foto: João Costa Jr.