Reitoria apresenta Estádio Pedro Pedrossian e Hospital Universitário ao secretário do MEC

Na terça-feira (23), o reitor Marcelo Turine e a vice-reitora Camila Ítavo apresentaram as instalações da UFMS para o secretário de educação superior do Ministério da Educação (MEC), Arnaldo Barbosa de Lima Júnior. Também estavam presentes no Estádio Universitário Pedro Pedrossian, o Morenão, os responsáveis pela Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (Proadi), Augusto Malheiros, Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Marcelo Fernandes Pereira, e Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), Dulce Maria Tristão.

Durante a visita, o secretário conheceu o maior estádio Universitário do Brasil e também percorreu as salas da Pantanal Incubadora Mista de Empresas (Pime), o programa de incubação da UFMS vinculado à Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova).

Além do Morenão, a reitoria apresentou o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS). Durante o percurso no hospital, o superintendente Cláudio César da Silva destacou as inúmeras mudanças e modernizações promovidas dentro do ambiente hospitalar. Entre elas o projeto de ampliação, as otimizações no modo de trabalho dos funcionários e a área acadêmica, que conta com salas de aula e biblioteca para alunos de medicina, enfermagem, nutrição e fisioterapia.

O Humap-UFMS faz parte da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, vinculada ao MEC

A visita também se estendeu ao setor da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), que atualmente atua com uma equipe multiprofissional, como afirma o chefe da Unidade de Cuidados Intensivos e Semi-intensivos, Jean Charles Monteiro Salgado. “Aqui nós temos desde médicos até terapeutas ocupacionais e cirurgiões dentistas, todos trabalhando de forma integrada para dar o melhor atendimento ao paciente. Inclusive, contamos também com a visita ampliada para os familiares. Eles passam por um treinamento e, em seguida, podem permanecer próximos aos leitos”.

Exposições da 71ª Reunião Anual da SBPC

Marcelo Turine e Camila Ítavo também percorreram a Avenida da Ciência na presença de Arnaldo Barbosa de Lima Júnior. Durante a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), estão sendo realizadas atividades da SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena, SBPC Educação e da SBPC Cultural, além de exposições de pesquisas científicas no Integra UFMS, maior evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo de Mato Grosso do Sul.

O reitor da UFMS comentou, durante as visitas, que o evento é um momento onde a universidade pode expor para a população o que é produzido. “A SBPC proporciona esse contato dos alunos, projetos de pesquisa, extensão e ensino com o público. Eles podem mostrar suas invenções e isso encanta”.

Para a vice-reitora, a presença da comunidade é essencial para que ocorra uma valorização da produção científica do estado. “É importante que todos venham apreciar a inovação, a ciência e a tecnologia que está sendo apresentada. Existem várias exposições didáticas e interativas, voltadas principalmente para crianças e jovens e é um movimento que nunca foi visto em nosso estado”.

Texto e Fotos: Jhayne Lima (Estagiária de Jornalismo)