Os reitores das instituições que compõem o CRIE-MS (Conselho de Reitores das Instituições Federais de Ensino Superior) de Mato Grosso do Sul se reúnem amanhã, às 14h, com o Governo do Estado para alinhar e discutir os procedimentos adotados para a prevenção do coronavírus (Covid-19) nas Universidades e tomarem decisões conjuntas e integradas.
A iniciativa foi conduzida pelo presidente do CRIE, reitor da UFMS, Marcelo Turine, que em todos os momentos declara a importância estratégica de seguir os procedimentos da OMS, Ministério da Educação e Ministério da Saúde, além do alinhamento com os governos estadual e municipal. “A situação necessita de decisões consensuais e uma somatória de esforços quanto à imensa preocupação da continuidade das atividades letivas. Precisamos ter uma uniformidade das decisões para tranquilizar nossa comunidade universitária de que estamos tendo todo o cuidado nesse momento tão difícil para o nosso estado e país, em decorrência de um panorama que atinge todo o mundo”, afirmou.
Além da UFMS, já confirmaram presença os reitores do IFMS, Elaine Borges Monteiro Cassiano; UCDB, Pe. José Marinoni; UEMS, Laércio Alves de Carvalho; Uniderp, Taner Bitencourt e UFGD, Mirlene Ferreira Macedo Damázio na reunião com o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Corrêa Riedel, e o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Resende Pereira.
Desde o mês passado, os reitores do CRIE têm conversado e intensificado as medidas de prevenção e contenção da doença, por meio da implementação de Comitês Operativos de Emergência do Covid-19 e definição de protocolos e notas técnicas com orientações para os profissionais, professores, técnicos e estudantes.
Acesse o canal de comunicação ufms.br/coronavirus e acompanhe todas as informações e orientações da campanha UFMS contra o coronavírus.
Texto: Rose Pinheiro