Reitores articulam criação de Fórum para desenvolver o Ensino Superior

A educação superior vem sendo debatida em diversos países do mundo. O intuito do debate é encontrar novos caminhos que possibilitem a alteração em seus sistemas de educação superior (ES) e de pesquisa, no sentido de estimular e desenvolver novas formas de aprendizagem e de produção, gestão e aplicação do conhecimento.

O tamanho desse desafio só pode ser medido pelo esforço de superá-lo. Nesse contexto, os reitores das universidades de educação superior do Mato Grosso do Sul se reuniram nesta manhã (29), no gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), para discutir a formalização de um grupo de trabalho.

O eventual fórum de Reitores que será constituído, terá o importante papel de contribuir para a concepção de políticas públicas educacionais que estabeleçam um padrão de qualidade para a educação superior no Mato Grosso do Sul. Além disso, ele será responsável por desenvolver projetos de integração institucional que fortaleçam o ensino, a pesquisa e extensão universitária.

O reitor da UFMS, Marcelo Turine explica que a iniciativa pretende criar um espaço de interação entre os reitores, consolidando uma rede de discussões, observação, fomento de projetos e acompanhamento das grandes questões que norteiam a educação superior no Brasil e no Estado.

“Hoje é um dia histórico. As principais instituições de ensino e pesquisa: UFMS, UFGD, UEMS, UCDB e IFMS decidiram aliar estratégias com o objetivo de promover a excelência da educação superior no Mato Grosso do Sul. Por meio da constituição de uma espécie de Fórum, vamos compartilhar experiências e definir áreas de prioridade para educação com atenção aos desafios globais e à construção de sociedades mais justas e igualitárias”, comentou Turine.

Na pauta do encontro, os reitores levantaram alguns pontos importantes para a melhora da qualidade de ensino, pesquisa e produção cientifica. São eles: propriedade intelectual, internacionalização, cultura e turismo, formação e capacitação, mobilidade acadêmica, formação de rede de pesquisa, elaboração de um mapa da educação superior com números e dados, entre outros.

“Vamos avaliar os nossos cursos, campus e universidades visando a excelência da educação. Nosso principal desejo é transformar o Mato Grosso do Sul em uma grande referência para o Brasil, para atrair estudantes e pesquisadores de todos os cantos do país”, pontuou, Liane Maria Calarge, reitora da Universidade Federal da Grande Dourados.

Um dos encaminhamentos da reunião foi a definição das prioridades do grupo. Definiu-se quatro eixos centrais: 1) internacionalização; 2) cultura e turismo; 3) ciência, tecnologia e inovação; 4) excelência na educação. Para a próxima reunião, que deve ocorrer em fevereiro, o grupo irá apresentar a proposta de uma minuta para lei Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Além do reitor da UFMS, estiverem presentes: o professor Fábio Edir dos Santos, reitor da Universidade Estadual de Mato Groso do Sul, a professora Liane Maria Calarge, reitora da UFGD, professor Luiz Simão Staszczak, reitor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul e Pe. Ricardo Carlos, reitor da Universidade Católica Dom Bosco.