A reitora Camila Ítavo foi eleita como uma das zootecnistas mais influentes do ano para o agronegócio pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ). Os nomes anunciados nesta terça-feira, 17, se destacam por sua atuação, expertise técnica e relevância nos cenários estadual e nacional.
A reitora é professora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado em Ciência Animal pela UFMS e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ao longo de sua trajetória profissional, trabalhou em indústria de alimentos para animais e foi fiscal federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na área de alimentação animal.
“Recebo [o reconhecimento] com alegria, é o resultado de muito trabalho e dedicação. Foi com a minha formação como zootecnista que pude trabalhar, cuidar da minha família, depois decidir ser professora na Universidade nesta área, trabalhar também na iniciativa privada. Me sinto honrada, mas também é uma responsabilidade estar em uma premiação dessa por ser um exemplo, pelas pessoas olharem a trajetória”, celebra.
Para a reitora, a profissão contribui para o país ao viabilizar ganhos produtivos, mas também sociais. “É uma profissão que consegue subsidiar várias áreas, que permite a gente produzir melhor e em maior quantidade, principalmente para fornecer produtos de origem animal. Pensamos em ter sempre o respeito ao bem-estar animal, mas também em alcançar a redução das desigualdades com uma alimentação mais barata, em corrigir desigualdades e cuidar do ser humano”, completa.
A honraria reflete o reconhecimento da ABZ pelos serviços prestados à zootecnia nacional e ressalta o impacto das contribuições desses profissionais para o desenvolvimento do setor no país. Os homenageados receberão um certificado de reconhecimento de mérito e uma placa subscrita com a premiação durante o 34º Congresso Brasileiro de Zootecnia, que será realizado de 7 a 10 de outubro de 2025 em Salvador. Para conferir a lista completa dos profissionais reconhecidos, clique aqui.
A escolha dos homenageados é realizada por meio de colégio eleitoral, composto pela diretoria executiva da Associação, seus conselhos Fiscal e Consultivo, além de representantes da ABZ Jovem e do Fórum de Coordenadores de Graduação em Zootecnia.
Para o presidente da ABZ, Marinaldo Ribeiro, a nomeação é um reconhecimento pela trajetória profissional e acadêmica da reitora. “Nossa instituição quer reconhecer a sua dedicação, desempenho, capacidade de inspirar positivamente como zootecnista e a contribuição que ela confere na respectiva área de expertise a tornando capaz de influenciar o desenvolvimento da zootecnia e do agronegócio brasileiro”.
Além da reitora, também foram eleitos para a categoria Zootecnistas mais influentes do ano para o agronegócio: o pesquisador e professor da Universidade Estadual de Maringá, além de consultor, fundador e presidente da Escola de Nutrição Animal, Antônio Ferriani Branco; o diretor-executivo de Originação e Confinamentos da JBS Friboi, Eduardo Krisztán Pedroso; a fundadora, consultora e presidente da Go On Agro, Renata Erler; e a professora e pesquisadora do Instituto de Zootecnia, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Renata Helena Branco Arnandes.
Além dessa modalidade, outros 27 profissionais foram anunciados como Zootecnistas do Ano por Unidade da Federação 2024. Em Mato Grosso do Sul, a premiação foi concedida para a profissional Lawrene Antunes.
Texto: Thalia Zortéa e Alíria Aristides, com informações da Associação Brasileira de Zootecnistas