Reitor e Diretor do Campus de Três Lagoas discutem projeto futuro com Senador

Hoje (16), pela manhã, o reitor da UFMS, Marcelo Turine, acompanhado do Diretor do Campus de Três lagoas, Osmar Jesus Macedo, se reuniu com o Senador Pedro Chaves para discutir a proposta de criação de uma nova Universidade Federal, a partir da emancipação da unidade.

Desde 2008 o campus de Três Lagoas apresenta grande crescimento. São 2037 alunos de graduação, distribuídos em 13 cursos, e 337 na pós-graduação. A unidade possui quatro cursos de mestrado, dois acadêmicos e dois profissionais, além de um doutorado em Letras.

De acordo com o Osmar, Diretor do Campus de Três Lagoas, o desejo pela emancipação “é um sonho antigo da comunidade universitária”.  O Conselho Universitário da UFMS – COUN, em 2008 votou favorável pela criação da Universidade Federal da Região do Bolsão que, além de incorporar a estrutura de Três lagoas, também absorveria os câmpus de Chapadão do Sul e Paranaíba.

O reitor apoia a iniciativa. “É importante ter novas universidades em Mato Grosso do Sul. Isso impulsiona o desenvolve do Estado”, afirmou Turine.

O senador Pedro Chaves disse que lutará pela criação da universidade. Ele solicitou, na ocasião, que fosse elaborado um projeto técnico justificando a necessidade social da universidade para levar até o Senado Federal. “Precisamos criar uma universidade vocacionada para o mercado da região, em consonância as potencialidades locais”, frisou o senador.