Regulamento visa fortalecer integração entre bibliotecas

Por meio da Resolução de n°146, de 28 de dezembro de 2018, a UFMS conta com regras unificadas para o funcionamento do seu Sistema de Bibliotecas (SiBi). O objetivo é fortalecer a integração entre a Biblioteca Central e as seções de todos os câmpus e atualizar alguns procedimentos, facilitando a rotina para usuários e técnicos administrativos da Universidade.

Dentre as principais modificações estão: a unificação dos produtos e serviços oferecidos; alterações nos prazos e quantidade de materiais a serem emprestados por diferentes categorias de usuários; e a permissão para empréstimo de materiais em qualquer biblioteca do sistema.

De acordo com o documento, estudantes de graduação e estudantes de instituições conveniadas à Universidade podem emprestar até quatro materiais por até 10 dias. Técnicos administrativos da UFMS e estudantes de pós-graduação Stricto sensu e Lato sensu, incluindo Residentes, podem emprestar a mesma quantidade de materiais por até 20 dias. E professores da Instituição podem emprestar até oito materiais por até 20 dias.

A Política de Desenvolvimento de Coleções das bibliotecas, que antes era regida pela Resolução de n° 198 de 12 de agosto de 2011, foi também atualizada e incorporada à Resolução de n°146. Seu objetivo é assegurar que o acervo das Bibliotecas da UFMS seja racional, coerente, equilibrado e harmonioso; e suas regras são referentes à seleção das obras, avaliação do acervo e critérios para desbaste e descarte de obras.

Segundo Jaziel Dorneles, chefe em substituição na Coordenadoria de Bibliotecas, “a Política de Desenvolvimento de Coleções não apresentava alguns critérios importantes relacionados ao destino dos trabalhos de conclusão de curso, teses e dissertações; bem como critérios para reposição e desbaste de materiais bibliográficos e/ou audiovisuais, patrimônio e depreciação dos materiais, entre outros. Com a Resolução de n°146, esses critérios estão estabelecidos, evitando dúvidas dos usuários e técnicos administrativos das diversas seções”.

A Resolução de n°146 de 28 de dezembro de 2018 é fruto de intensas discussões, estudos, análises e testes da Comissão Técnica de Bibliotecas (Cotebi), que foi criada em 2017 e é composta por bibliotecários e técnicos administrativos ligados à Pró-reitoria de Graduação (Prograd), à qual o SiBi é subordinado.

Confira a seguir o documento na íntegra:

Download (PDF, 609KB)

Texto: Ariane Comineti – Foto: Arquivo