Rede Zicosur Universitária fomenta internacionalização e mobilidade acadêmica

Com o intuito de debater estratégias para internacionalização e mobilidade acadêmica entre as universidades da América Latina, membros da Rede Zicosur Universitária estiveram pela primeira vez na Capital sul mato-grossense, e aproveitaram a oportunidade para conhecer as potencialidades científicas e econômicas da UFMS e do país, através das visitas aos estandes da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A Zona de Integración del Centro Oeste de América del Sur (Zicosur) foi fundada em 1997, como uma associação público-privada cujo objetivo é desenvolver o intercâmbio econômico, social e cultural para inserir seus integrantes no contexto internacional ampliando sua competitividade. Após sucessivas reuniões, foram estabelecidas quatro frentes de atuação: comércio e indústria; infraestrutura e serviços; meio ambiente; turismo e cultura. Em 2005, a associação criou uma nova instância, voltada para o fomento de atividades acadêmicas, a Rede Zicosur Universitária.

Atualmente, a Rede Zicosur Universitária é constituída por 11 instituições brasileiras, 14 da Argentina, duas da Bolívia, duas do Chile e oito do Paraguai. Com o propósito de fortalecer a educação e integração regional, o grupo visa facilitar o intercâmbio de experiências na área do ensino, pesquisa e extensão. “Eu estou convencido de que nessa região existem muitas pessoas capazes. Não precisamos falar de internacionalização com o foco voltado para a América do Norte, Europa, Japão e China. Se nós todos colaborarmos, é possível dar um salto qualitativo na nossa educação”, afirmou o presidente da Zicosur Universitária, Mariano Adolfo Pacher.

O presidente ainda afirma que as universidades precisam ter uma maior participação na sociedade, e que os projetos governamentais tenham impacto efetivo sobre elas. “ Precisamos trabalhar para que estas vias de comunicação, como a Rota Bioceânica, não se transformem em túneis que passem por cidades e regiões sem tocar nelas. É necessário analisar os impactos e comunidades afetadas e como podem ser beneficiadas por esses projetos dos governos. Só conseguiremos isso integrando as universidades e trabalhando”.

Com a missão de internacionalizar a UFMS, através de parcerias com universidades irmãs, a administração central passou a participar efetivamente da Rede Zicosur, no ano de 2017.  O então pró-reitor de Gestão de Pessoas e agora coordenador do Programa Escola de Conselhos, Antônio José Angelo Motti, tomou conhecimento do grupo a convite do reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Fábio Edir, encabeçando posteriormente a entrada da Universidade. “Acredito muito na integração das universidades. Além de acreditar, julgo como extremamente necessário. Pertencemos ao mesmo território, com origens muito parecidas e devemos respeito aos povos originários. Nesse sentido, a universidade tem um papel fundamental na preservação da história dos nossos povos e da cultura. E através da Zicosur, isso é possível. Que possamos contribuir efetivamente para o progresso da nossa rede”, afirma Motti.

Reuniões e conferências da Rede Zicosur Universitária

Durante a tarde de quarta-feira, 24, a Rede Zicosur Universitária promoveu dois encontros entre seus membros. Inicialmente, foi realizada uma conferência para fomentar o debate sobre a importância da rede no desenvolvimento da Ciência e Tecnologia dentro da América Latina, seguida de Reunião Plenária Extraordinária.

Na conferência foram levantadas questões sobre a dificuldade observada na internacionalização de estudantes e medidas que possam melhorar sua ambientação durante o intercâmbio, como o acolhimento que está sendo feito durante a SBPC 2019, conforme explica Carolina Nantes, responsável pela Divisão de Relações Internacionais (Dirin) da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova) da UFMS. “Nós estamos com monitores de línguas, tanto de espanhol como de inglês, visando essa integração entre as universidades brasileiras e estrangeiras. O objetivo é que isso se amplie cada vez mais e que as mobilidades sejam maiores”.

Em um segundo momento, durante a Reunião Extraodinária, foram formalizados os convênios com instituições do Paraguai, como a Universidad Nacional de Asunción (UMA), Universidad Nacional de Canindeyú (UNICAN) e a Universidad Nacional de Pilar. Também foi assinado um convênio com a Universidad Nacional de Córdoba (UNC), na Argentina.

Na ocasião, foi apresentado aos outros membros do Zicosur o time administrativo da UFMS e a riqueza da música sul mato-grossense, com a apresentação do pró-reitor de Cultura e Extensão, Marcelo Fernandes.

Texto: Geovanna Yokoyama (estagiária de Jornalismo)

Fotos: Leandro Benites