Rede de sustentabilidade lançada pela UFMS passa a integrar aliança internacional

A Rede Brasileira de Instituições de Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável (UniSustentável), lançada pela UFMS em setembro, teve adesão aprovada para integrar a Aliança de Redes Ibero-Americanas de Universidades para a Sustentabilidade e o Meio Ambiente. A adesão da Rede UniSustentável foi votada durante a 10ª Jornada da Ariusa na cidade de Antigua, na Guatemala.

A Rede UniSustentável é uma proposta da UFMS que busca agregar instituições de ensino de todo o país para promover o compartilhamento de práticas, recursos e experiências relacionadas à sustentabilidade. A iniciativa também visa promover ações de incentivo ao desenvolvimento sustentável no âmbito de ensino, pesquisa, extensão, gestão e governança das universidades.

A coordenadora da Rede UniSustentável e professora da Escola de Administração e Negócios, Rosamaria Cox Moura Leite Padgett, explica que integrar uma aliança de âmbito internacional possibilita aprendizado e crescimento. “A associação nos concede acesso direto ao trabalho realizado por redes de instituições de ensino superior em diversos países latino-americanos. É uma oportunidade valiosa para a troca de conhecimento e colaboração com essas redes”, reforça.

A Ariusa é uma aliança formada por 28 redes universitárias compostas por 442 universidades da América Latina, Caribe e Espanha. Segundo a coordenadora, participar da aliança permite a cooperação transnacional para fortalecer a  sustentabilidade nas universidades. “Estamos confiantes de que a Aliança possibilitará o desenvolvimento de diversas ações que promoverão a sustentabilidade em nossas próprias instituições de ensino. Além disso, essa filiação nos permitirá estreitar os laços e fortalecer os vínculos com as universidades da América Latina”, explica.

Texto: Alíria Aristides

Fotos: Arquivo/Rede Unissustentável