Realizada hoje (20), roda de conversa aborda detecção e prevenção do câncer de mama

Na tarde de hoje, 20, será realizada a roda de conversa Câncer de mama: a melhor opção é a prevenção, evento que visa a conscientização sobre a doença, em consonância com as campanhas Outubro Rosa e Eu Respeito.

A roda de conversa será presencial, nas dependências da Clínica Escola Integrada, e é voltada a todos que tenham interesse, seja da comunidade interna da UFMS ou não. Serão duas opções de horário para participar: às 13h e às 15h, com inscrições diretamente no local.

A atividade é promovida pela Clínica Escola, unidade vinculada ao Instituto Integrado de Saúde (Inisa), junto ao projeto de extensão “Mulher, Saúde e Cidadania”, coordenado pela professora Sandra Freitas, do curso de Enfermagem.

De acordo com Sandra, os debates serão comandados por estudantes do curso de Enfermagem e serão abordados temas como definição, causa, estatísticas, prevenção, sinais e sintomas do câncer de mama; bem como sobre a detecção precoce, o diagnóstico e o tratamento da doença. Também haverá demonstração das peças anatômicas das mamas, para que seja possível ensinar e entender sobre suas características, além de um espelho decorado com frases motivacionais e distribuição de balas personalizadas.

“A gente trabalha muito com a prevenção do câncer de mama, porque existem coisas que nós podemos fazer para evitá-lo. Ele não é 100% evitável, como o câncer de colo de útero, mas ele pode ser prevenido com atividades físicas regulares, com o abandono do tabaco… Tem várias coisas que nós podemos fazer para evitar o câncer de mama, mas, principalmente, a ação mais importante é a detecção precoce, é fazer com que as mulheres conheçam o próprio corpo para que, se houver alguma alteração, elas possam detectar precocemente essa alteração, além de conscientizar essas mulheres que as consultas ginecológicas devem ser anuais. Embora o preventivo não precise ser anual depois de duas coletas com resultado negativo, a consulta ginecológica tem que ser anual, para poder passar pelo exame clínico de mamas e ver se está tudo bem”, ressalta a professora.

A Clínica Escola Integrada fica localizada dentro da Cidade Universitária da UFMS, na entrada pelo Portão 1, na Avenida Costa e Silva. Acesse clinicaescolainisa.ufms.br/localizacao para mais detalhes.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Leticia Bueno