REA desafia professores e estudantes no uso de recursos e conteúdos digitais

Descobertas, desafios e práticas colaborativas são novas possibilidades a somar no ensino, na aprendizagem e na pesquisa a partir do uso dos Recursos Educacionais Abertos, disponíveis em diversos suportes de mídia, licenciados de forma aberta ou que estejam em domínio público.

Nessa perspectiva, a UFMS, por meio da Secretaria Especial de Educação a Distância (Sead), oferece mil vagas para o Curso de Formação Inicial em Recursos Educacionais Abertos, que será ministrado em 60 horas/aula, totalmente a distancia, entre os meses de agosto e novembro deste ano.

O curso é voltado para professores atuantes na educação básica no estado, professores e estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade, além de tutor, professor, coordenador de curso e coordenador de polo dos cursos a distância da UAB/UFMS.

Professora do Instituto de Biociências, Eliane Piranda atua tanto na modalidade presencial quanto do ensino a distancia. “Sempre tive a preocupação de buscar e orientar meus alunos a fazer uso de fontes confiáveis de materiais didáticos ou de pesquisa. A minha preocupação era com a citação das fontes e de seus autores dos materiais (textos, gráficos, fotografias)”, relata.

Antes de participar do curso de REA, a professora conhecia algo sobre direitos autorais e das licenças creative commons. “Mas a apresentação ao termo “educador aberto” despertou a importância de algumas práticas que tenho com meus alunos, onde eles são incentivados a criação. Acho que esta capacitação irá contribuir muito para tornar essas práticas produtos de livre acesso a outros educadores e alunos. É uma questão de aprofundar nesta área para que possamos colaborar com materiais de qualidade sem medo”, afirma.

Para Eliane, professores também são aprendizes e quando almejam que suas práticas sejam realmente colaborativas e enriquecedoras, precisam sair da zona de conforto também, aceitando desafios.

Inscrições 

As inscrições podem ser feitas até 14 de julho pelo Sigproj (sigproj.ufms.br), com o preenchimento obrigatório do formulário https://bit.ly/cfireaufmsturma1. As aulas acontecerão em ambiente virtual de aprendizagem da Universidade, o Moodle.

“A ideia é ajudar os professores entenderem a importância dos formatos abertos, dos recursos abertos, para o compartilhamento de ideias, o remix, ainda mais agora nesse momento em que estamos trabalhando de forma remota e cresce muito a busca por recursos digitais, por conteúdos educacionais da internet”, explica a coordenadora do curso, professora Daiani Riedner, chefe da Divisão de Educação a Distância da Sead.

Texto: Paula Pimenta 

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