A Universidade está entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil e do mundo, de acordo com ranking Times Higher Education 2025, divulgado neste mês. A UFMS ocupa a 13ª posição entre 32 universidades federais e o 20º lugar entre 61 instituições brasileiras, sendo a única de Mato Grosso do Sul a constar na lista.
Para esta classificação, a publicação britânica avaliou 2.092 universidades de 115 países e a UFMS conquistou o destaque entre as melhores instituições do mundo na faixa de 1501+. No ranking, são avaliados indicadores como áreas de ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e visibilidade internacional. A Universidade teve desempenho superior ao obtido no ano passado nos indicadores relacionados ao ensino, relacionamento com a indústria (receita oriunda da indústria para realização de pesquisas) e ambiente de pesquisa.
O resultado demonstra um avanço expressivo em comparação com a classificação de 2024. Na edição anterior do ranking, a UFMS ocupava o 23º lugar entre as federais e 40ª posição entre as brasileiras. “Esses bons desempenhos são reflexo das ações promovidas para a melhoria da nossa Universidade. Entre eles, o corpo docente altamente qualificado, as parcerias que a UFMS tem feito com outras instituições, o incentivo à inovação, ao empreendedorismo, o compromisso com a comunidade externa através dos nossos projetos de extensão. Também não poderia deixar de citar a gestão eficiente e transparente, com altos níveis de governança e de compliance”, avalia a diretora de Avaliação Institucional, Caroline Spanhol.
A diretora destaca a presença da UFMS entre as 20 melhores universidades brasileiras, segundo o ranking. “No momento em que a gente vê a melhora da nossa posição no Brasil, isso nos coloca como uma das melhores instituições brasileiras e a gente está aí, ‘competindo’, vou colocar assim, com outras instituições muito mais antigas, mais tradicionais do que nós, haja vista que a UFMS tem apenas 45 anos. Estar hoje em um ranking com as melhores do país é motivo de muito orgulho para todos nós, para todas as pessoas que fazem a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul”, celebra.
“Os bons desempenhos no ensino, no ambiente de pesquisa e também no relacionamento com a indústria nos projeta como uma Instituição que as pessoas desejam estar, desejam estudar. Gera uma boa reputação e impacta na atração de novos estudantes, mas também como uma Instituição que pode ser destino de muitos pesquisadores que atuam em diferentes temáticas. Ajuda muito na atratividade de novas parcerias, seja com empresas privadas, seja com outros grupos governamentais”, completa a diretora.
Destaque no Brasil e no mundo
A UFMS também está na lista das melhores universidades da América Latina e do Caribe divulgada pelo QS World University Rankings 2025. A Universidade lidera em Mato Grosso do Sul e fica na 3ª posição na Região Centro-Oeste. A UFMS ocupa o 46º lugar entre as instituições de ensino superior brasileiras elencadas e o 32º entre as universidades federais, a melhor posição dos últimos anos.
Texto: Alíria Aristides