Rádio Educativa UFMS 99.9 ganha o 1º lugar no prêmio Águas Guariroba de Jornalismo 2024

A Rádio Educativa UFMS 99.9 conquistou o 1° lugar na categoria Radiojornalismo do 13º Prêmio Águas Guariroba de Jornalismo Ambiental 2024. A divulgação dos vencedores foi realizada durante cerimônia de premiação nesta sexta-feira, 6. 

O reconhecimento foi para a série de três episódios do podcast UFMS Verde, com o tema Inovação e sustentabilidade na gestão de recursos hídricos. O material, produzido pela diretora de programação, Heloísa Garcia, e pela comunicadora Thais Cintra, em parceria com os editores de áudio João Nascimento e Valdir Viana, concorreu com outras nove produções jornalísticas em formato de áudio.

Os episódios, com duração de cinco minutos, tiveram a participação de professores, técnicos-administrativos e estudantes da UFMS. Representantes e especialistas em meio ambiente que atuam na Águas Guariroba também contribuíram com informações referentes aos programas de monitoramento da rede de abastecimento de água da concessionária.  

Segundo a diretora da Agência de Comunicação Social e Científica, Rose Pinheiro, a premiação é reflexo do trabalho de excelência desenvolvido pela Universidade, por meio de pesquisas e estudos, e uma forma de fortalecer a produção e levar o conhecimento às comunidades interna e externa. 

“O prêmio da Águas Guariroba, que já é tradicional na imprensa regional e na cultura sul-mato-grossense, representa não só a qualidade da nossa produção da Rádio Educativa UFMS, mas também esse conteúdo que é fruto de pesquisas qualificadas, de pesquisas de pós-graduação, de mestrado e doutorado que refletem essa excelência, o comprometimento da nossa pesquisa com a sociedade sul-mato-grossense. Então, que venham outros prêmios, que a gente possa mostrar esse material relevante produzido na UFMS, que é patrimônio do nosso Estado e país. Parabéns a todos os contemplados nesta edição e parabéns à Águas Guariroba por essa iniciativa”, ressaltou a diretora.

Para Heloísa Garcia, receber o 13° Prêmio de Jornalismo Ambiental da Águas Guariroba é uma conquista que solidifica o trabalho realizado na Rádio Educativa UFMS. “Este reconhecimento demonstra o poder que os podcasts e programas de rádio têm de levar informação de qualidade e de fácil acesso a toda a população. Espero que esse seja apenas o primeiro de muitos prêmios que levam o nome da UFMS ainda mais longe, valorizando a produção científica e o jornalismo responsável”, afirmou.

Prêmio

Com recorde de 103 trabalhos inscritos, as premiações foram destinadas a cinco categorias: Webjornalismo, Telejornalismo, Jornalismo Impresso, Fotojornalismo e Radiojornalismo. Realizado desde 2010, o prêmio deste ano destacou as melhores reportagens sobre saneamento básico, saúde pública e meio ambiente.

Os 10 finalistas foram selecionados com base em sua contribuição à difusão de conhecimento sobre a importância da sustentabilidade. Confira a lista de premiados:

  • Radiojornalismo
    1º lugar – Heloísa Garcia e Thaís Cintra (Rádio Educativa UFMS) – Série Inovação e sustentabilidade na gestão de recursos hídricos
    2º lugar – Helton Davis e Elci Holsback (Rádio Atalaia) – Investimentos em novas fontes de captação e dispositivos alternativos de reaproveitamento da água colaboram para enfrentar os impactos de uma crise hídrica em Campo Grande
  • Telejornalismo
    1º lugar – Thayná Oliveira (TV Morena) – Produtores de Água
    2º lugar – Ellen Genaro e Matheus Rondon (TV MS Record) – Especial ESG Água e Esgoto
  • Fotojornalismo
    1º lugar – Marcos Maluf (Portal MS News) – Com novas tecnologias, capital enfrenta crise hídrica e garante água na torneira mesmo em períodos de estiagem
    2º lugar – João Carlos (Revista A Foto) – Esgoto abre caminho para qualidade de vida em mais quatro bairros da capital
  • Jornalismo Impresso
    1º lugar – Kamila Alcântara (Jornal O Estado) – Mesmo com extremos climáticos, Campo Grande é referência em abastecimento de água
    lugar – Carlos Guilherme (A crítica) – Viveiro de mudas transforma o cerrado e assegura futuro da água em Campo Grande
  • Webjornalismo
    1º lugar – Thalya Godoy e Graziela Rezende (Mídiamax) – Inteligência artificial chega para evitar catástrofes e furto de água em Campo Grande
    2º lugar – José Câmara (Primeira Página) – Da incerteza à dignidade: a luta pela água que mantém a vida

Texto: Thais Cintra