Rádio Educativa UFMS 99.9 completa oito anos no ar com expansão e nova temporada de podcasts

Nesta sexta-feira, 21, a Rádio Educativa UFMS 99.9 celebra oito anos no ar, mantendo sua programação diversificada e atual, com informação de qualidade e de interesse público, além de gêneros musicais que percorrem desde a música instrumental e clássica, às novas vozes regionais e do Brasil. Para comemorar a data, haverá uma programação musical especial durante todo o dia, show no estúdio com o vencedor do Festival Universitário da Canção de 2022 na categoria Melhor Canção Popular, Douglas Dakombi, e o lançamento da segunda temporada de podcasts.

Para o reitor Marcelo Turine, é uma satisfação ver a trajetória da nossa rádio 99.9 UFMS que se consolidou na sua gestão, tanto fisicamente, com novos estúdios, quanto em termos de produção de informação e entretenimento. “A rádio universitária da UFMS, vinculada a uma instituição publica de ensino, pesquisa, extensão e inovação, tem uma função pública estratégica de aproximar a Universidade das suas comunidades para o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul. Estou muito feliz com o avanço que tivemos nesses últimos anos e com a audiência em Campo Grande. A 99.9 funciona como um veículo do saber científico, cultural, político, filosófico e musical produzido dentro da Universidade, além de proporcionar um conjunto de práticas e iniciativas na consolidação de um espaço laboratorial para os nossos estudantes de diferentes áreas de conhecimento. Neste ano, aprovamos na Empresa Brasileira de Comunicação – EBC mais nove rádios para os câmpus da UFMS, e logo logo teremos uma rede de rádios da UFMS para fortalecer a Educação em Mato Grosso do Sul”, declarou.

“A Rádio Educativa UFMS 99.9 completa oito anos sendo a única emissora que preserva seu caráter educativo em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Isso significa que ela tem um compromisso com o interesse público, com a comunicação pública, e leva aos nossos ouvintes uma programação com informação, que é construída em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e toda a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). Nesses oito anos, temos construído uma programação de qualidade, sendo um diferencial para a população sul-mato-grossense”, aponta a diretora da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), Rose Mara Pinheiro.

O aniversário é marcado pela expansão da RNCP, por meio do acordo de cooperação com a EBC e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que vai instalar novas emissoras educativas da UFMS nos câmpus.

“Vamos formar uma grande rede de educação, de comunicação pública em Mato Grosso do Sul, dirigida pela UFMS. É um compromisso para levar uma comunicação diferenciada para toda a população sul-mato-grossense, com os mesmos princípios da Rádio Educativa UFMS 99.9. São novas emissoras, com novas frequências, novas faixas, que vão levar para suas comunidades, nos nove municípios, programações locais com o mesmo compromisso: o de uma comunicação pública, de interesse público, com uma programação musical e informativa de qualidade para toda a rede da UFMS”, explica a diretora.

Para a secretária de Rádio, TV e Mídias Sociais (Semid), Wendy Tonhati, durante os oito anos no ar, a Rádio Educativa UFMS 99.9 se consolidou como uma emissora de referência, com programação diferenciada que privilegia a informação e que reforça sua missão, seus valores e seus principais objetivos. “O nosso radiojornal e a parceria com a EBC permitem a veiculação de programas jornalísticos e informativos que promovem a transparência e a cidadania. Na parte musical, nossa programação é reconhecida pela diversidade e pelo destaque à música brasileira, refletindo a riqueza cultural do país”.

Chegar até o processo da assinatura do acordo de cooperação para ampliação da Rádio Educativa UFMS 99.9 é considerado enriquecedor pelo diretor de Programação, Maciel Dias, que acompanhou toda a trajetória de início da emissora, com a chegada e instalação dos equipamentos. “Fiz parte da primeira equipe de colaboradores que gerou todo o conteúdo que seria veiculado quando a emissora entrasse no ar, isso depois de muitas conversas, reuniões e ajustes. Hoje sinto uma satisfação muito grande em fazer parte de tudo e ter acompanhado a evolução da rádio como uma emissora educativa, que pertence à maior e melhor universidade de Mato Grosso do Sul”.

Ainda de acordo com o diretor de Programação, a expansão da Rádio Educativa UFMS 99.9 aos câmpus ampliará as possibilidades dos ouvintes, que passam a ter uma nova alternativa de conteúdos interessantes para conferir. “Será um canal ampliado de conexão entre a Universidade e a população. Cada emissora terá uma programação independente, mas sempre com o mesmo acervo musical que demonstra a identidade da Educativa UFMS”, reforça.

Nova temporada dos podcasts

“Neste mês, para comemorar o aniversário da Rádio Educativa UFMS 99.9, lançaremos a segunda temporada de nossos podcasts. A primeira temporada foi um sucesso, com 115 episódios distribuídos em sete podcasts produzidos pela equipe da Agecom da UFMS. Esses episódios abordaram uma variedade de temas, incluindo informações sobre a nossa Universidade, ciência, tecnologia e inovação e a história de Mato Grosso do Sul. Na segunda temporada, traremos novos episódios com temas surpreendentes e muita ciência com os pesquisadores da Universidade”, afirma a secretária da Semid.

Desde o ano passado, os ouvintes podem conferir as chamadas pílulas de informação durante a programação diária da Rádio Educativa UFMS 99.9. Os podcasts exploram temáticas diferentes, como: patrimônios históricos e hábitos tradicionais, no DNA MS; saúde, bem-estar e qualidade de vida dos animais domésticos, no Petcast; curiosidades e temas de interesse público, no Pod Isso?; eventos, ações, projetos e pesquisas da Universidade, no Sou UFMS; dados e características que tornam a Universidade única, no UFMS é Aqui; oportunidades de ingresso e bastidores dos processos seletivos, no Vem pra UFMS; e direitos humanos, saúde, economia e legislação, no Conhecimento e Cidadania.

Todos episódios estão disponíveis na página da Educativa UFMS 99.9 e no Spotify.

Texto: Agatha Espírito Santo