As realizações da UFMS para o fortalecimento da comunicação pública e consolidação da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) serão apresentadas no encontro nacional da rede, promovido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) nesta quarta e quinta-feira, em Brasília (DF).
O evento reúne representantes das emissoras afiliadas de todo o país para discutirem a crescente expansão da RNCP e a estrutura necessária para o funcionamento dos canais de Rádio e TV, entre outros assuntos. A abertura foi realizada no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, com transmissão ao vivo.
A diretora da Agência de Comunicação Social e Científica da UFMS (Agecom), Rose Mara Pinheiro, informa que a Universidade é parceira da EBC desde 2016 e tem sido protagonista em relação à programação e aos produtos. “A UFMS tem entendido a comunicação como estratégica para a integração e divulgação do conhecimento, da ciência e da educação produzidos na Universidade, por isso tem investido na comunicação pública, enfatizando o interesse público. Com o fortalecimento da comunicação, há maior entendimento sobre o papel desempenhado pela UFMS e sua importância para além da formação acadêmica, em todas as áreas do conhecimento e em todas as frentes. É uma responsabilidade enorme para integrar os dez câmpus do Estado com informação de qualidade”, aponta.
A secretária de Rádio, TV e Mídias Sociais, Wendy dos Santos Tonhati, irá apresentar as ações da Universidade no evento, no painel intitulado Cases de consolidação da RNCP em diferentes plataformas. “O encontro traz a oportunidade de trocar informações sobre a comunicação pública feita em outros estados e a atualização quanto às novas tecnologias e formas de consolidar e expandir a participação da UFMS na rede”, destaca.
Serão apresentadas a Rádio Educativa UFMS, que está há sete anos no ar na frequência 99.9 FM, e a TV UFMS, que atualmente tem a programação veiculada no canal on-line e se prepara para entrar na TV aberta em parceria com a EBC. “A nossa Rádio Educativa UFMS tem um trabalho consolidado com programação própria e em parceria com a EBC. Agora entramos em uma nova fase, em que a Universidade irá expandir a participação na Rede Nacional de Comunicação Pública levando o sinal para os câmpus, por meio de parceria assinada no final de 2023. Um dos projetos que será apresentado também são os podcasts, um projeto da Agecom que está dando muito certo. São breves programas, com aproximadamente 5 minutos, sobre diversos assuntos, que são veiculados na rádio e estão também no Spotify. Trata-se de um conteúdo multiplataforma que leva informações a um número muito maior de pessoas, que podem acessar em diversos dispositivos, facilitando a difusão de informações”, finaliza a secretária da Semid.
Mais informações sobre o encontro nacional da RNCP podem ser obtidas aqui e a programação completa do evento pode ser acessada aqui.
Texto: Ariane Comineti