Racismo, diversidade e inclusão estão entre os temas abordados no último dia da Sedep

Nesta sexta-feira, 6, encerra-se a 5ª edição da Semana de Desenvolvimento Profissional (Sedep). O evento é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Egressos (Sedepe), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Mais de 120 atividades promovidas por todos os câmpus da Universidade integram a programação do evento que é realizado de forma remota, devido à pandemia da Covid-19.

Racismo e mercado de trabalho: será que sou racista? é o tema da primeira palestra do dia, ministrada pela coordenadora coorporativa do programa Respeito dá o Tom da Aegea Keilla Patrícia de Oliveira Martins. Ela trabalha na Aegea há cinco anos e também é orientadora de metodologia ágil na Regional 1 da empresa.

O enfoque da palestra é trazer a conscientização acerca do racismo estrutural tão enraizado em nosso país e em nossa sociedade. É conscientizar a todos que assumir o papel de fala na luta contra o racismo é um dever e uma responsabilidade de todos nós, pessoas negras e pessoas não negras. Ouço o tempo todo pessoas dizendo que já estão cansadas de ouvir falar sobre racismo, que isso é ‘mimimi’, porém, é justamente isso que não podemos deixar acontecer, não podemos nunca nos cansar de falar e lutar pelo fim do racismo, pois o racimo acontece diariamente em nosso meio, precisamos antes de mais nada reconhecer que o racismo existe e acontece”, comenta Keilla.

Sobre a importância de trazer o assunto na programação da 5ª Sedep, Keilla diz que é fundamental “despertar nos acadêmicos e nos ouvintes em geral uma conscientização acerca do racismo estrutural tão enraizado em nossa sociedade e que consequentemente também acontece no mercado de trabalho. Uma vez que estão se preparando para entrar no mercado de trabalho é que eles estejam atentos e livres de tantos vieses inconscientes, se tornando profissionais que farão um mercado de trabalho com mais diversidade, inclusão e livre de todo e qualquer preconceito”.

Ainda hoje, às 10h30 a supervisora de Inclusão Social do Centro de Integração Empresa-Escola Lilene Cristiane Ruy fala sobre Diversidade e Inclusão. “Colocar em pauta o tema é dar voz as pessoas, aos grupos minorizados que ficaram na invisibilidade por muitos anos. É pensar em sustentabilidade, longevidade mas é principalmente tornar protagonista toda uma comunidade. A UFMS está colaboradora com o movimento da Diversidade , está chamando a todas e todos para a festa. A inclusão acontece quando tiramos as pessoas para dançar, então nesta semana levar a discussão e conhecer nossos preconceitos enquanto sociedade é o primeiro passo. A jornada é longa, mas muito valiosa quando a inclusão acontece toda a comunidade, toda a sociedade ganha. Além disso incluir pessoas aquece o nosso coração”, ressalta Lilene.

Programação

As atividades da 5ª Sedep estão sendo transmitidas pelas plataformas Youtube e Google Meet. No site do evento, estão disponíveis os links de acesso.

Dentre as atividades programadas pela Sedepe/Proaes, no período da tarde, às 13h30, está a palestra sobre Desenvolvimento pessoal e profissional em novos ambientes de negócios, pela coordenadora de Desenvolvimento de Carreira do IEL Jackeline Magalhães. Às 16h, o assunto em discussão é Do processo seletivo à contratação apresentado pela gerente de Gente da Americanas Joana Calmon.

Também constam atividades organizadas por unidades da Cidade Universitária. O Instituto de Matemática, por exemplo, organizou um minicurso sobre Introdução ao Latex, das 9h às 11h e uma mesa redonda com a participação de egressos do curso, às 19h. Já o Instituto de Biociências programou uma palestra, com início às 9h, sobre a profissão de perito e uma oficina sobre como fazer uma boa apresentação de slides, entre 14h e 15h. A Faculdade de Computação realiza palestra sobre Inteligência emocional, às 15h30, e painel sobre empatia e resiliência, às 18h30. A Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição realiza uma mesa redonda sobre aspectos da profissão de farmacêutico. A Faculdade de Artes, Letras e Comunicação organizou uma mesa redonda com participação de egressos do curso de Música e a Ciências Sociais sobre múltiplas atividades do historiador, ambas às 19h. Também às 19h, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia promove uma discussão sobre consultoria técnica em avicultura, suinocultura e apicultura e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Geografia sobre Inovação em Serviços.

O Câmpus de Coxim programou para às 19h desta sexta-feira, uma discussão sobre o mercado de trabalho de sistemas de informação, com a participação de egressos e representantes de empresas de TI. No mesmo horário, o Câmpus de Naviraí promove debate sobre experiências em Arquitetura e Urbanismo. Às 19h30, o Câmpus de Nova Andradina realiza palestras sobre: investimentos de renda fixa, renda variável e carteira previdenciária e oportunidades de negócios em comércio exterior. Entre 17h e 20h, o Câmpus de Três Lagoas realiza três palestras sobre: desafios para entrar na pós-graduação, como ser resiliente e memória histórica na construção da cidadania.

Ainda é possível efetuar a inscrição para participar deste último dia da 5ª Sedep, basta clicar aqui.

Texto: Vanessa Amin