Mais 15 obras serão inauguradas no mês de outubro na UFMS pela Reitora, professora Célia Maria Silva Correa Oliveira, nos câmpus de Campo Grande, Três Lagoas, Paranaíba, Nova Andradina e Aquidauana.
Nessas obras, algumas já em utilização pelas unidades, foram gastos cerca de R$ 47,3 milhões. Segundo o Pró-Reitor de Infraestrutura (Proinfra), Julio Cesar Gonçalves, alguns prédios entregues necessitam de adequações ou licitações de complementações não atendidas pela obra, caso do prédio da Medicina, em Campo Grande.
A Pró-Reitora de Planejamento e Orçamento, Marize Lopes Pereira Peres, confirma que as obras com previsão de conclusão em 2017 já possuem orçamento/empenho. Eventuais aditivos ou reajustes a serem celebrados em 2017 necessitarão de orçamento do respectivo exercício.
Novas obras e inaugurações
No Câmpus de Três Lagoas (CPTL II) no dia 13 de outubro, às 14h, serão inaugurados salas de aula, laboratórios e biblioteca, anfiteatro, o novo herbário e o prédio da Medicina.
Em Paranaíba (CPAR) será inaugurada no dia 14 de outubro às 9h a Unidade Padrão I, com salas de aula, de professores, biblioteca e laboratórios.
Da mesma forma, Aquidauana (CPAQ) terá inauguração das instalações da Unidade II com salas de aula, salas de professores e laboratórios no dia 17 de outubro às 10h; e o câmpus de Nova Andradina (CPNA) terá inauguração das instalações da Unidade I com salas de aula, salas de professores e laboratórios no dia 18 de outubro às 14h.
Já em Campo Grande serão inaugurados o Laboratório Multiuso do CCHS, o Laboratório de Tratamento de Resíduos – INQUI, o Complexo Multiuso de Salas de Aulas e Auditórios (Professor Dercir Pedro de Oliveira), a Unidade Processadora de Alimentos – CCBS, o Centro de Formação de Professores e Alojamentos, Unidade Padrão I do INQUI (salas de aula, de professores e laboratórios), o prédio da Música e o novo prédio da Medicina.
Histórico
Desde o início da primeira gestão, de 2009-2012, uma série de obras foram realizadas em Campo Grande e nos demais dez câmpus.
Em Campo Grande destacam-se a Unidade 12 – Tramo III (2010), obra com dois pavimentos onde funcionam cursos como Fisioterapia e Enfermagem; a Faculdade de Computação (2011), um edifício com pavimento térreo de acesso tipo plotis, um segundo e terceiro pavimentos com salas de aula, laboratórios e salas de professores totalizando a área de construção de 2,5 mil metros quadrados; o Pórtico e Guarita e Alambrado (2012).
O Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) recebeu prédio (2012) com construção de 15 salas de Professores, sala de Coordenação, copa, banheiros coletivos e individuais, auditório e 12 laboratórios distribuídos em dois pavimentos, perfazendo uma área construída de 1,2 mil metros quadrados.
No Câmpus de Nova Andradina (CPNA) o projeto padrão (2009) de uma escola versátil com 734m² que contempla blocos Administrativo, de Serviços e Pedagógico.
Chapadão do Sul (CPCS) ganhou espaço (2011) com três laboratórios, uma sala para ferramentas, uma sala para oficina e peças, uma sala para defensivos, uma sala para os insumos agrícolas, e um galpão para máquinas.
Já na segunda gestão (2013-2016), entre as obras entregues em Campo Grande estão o Serviço de Atendimento Psicossocial/SAPS – CCHS (2013) e a Clínica Escola Integrada – CCBS (2013), o Centro Cirúrgico de Grandes Animais e a Leiteria – Fazenda Escola da FAMEZ (2014).
Em Três Lagoas, a Construção de Pórtico e Guarita e Alambrado (2013). Corumbá (CPAN) e Coxim (CPCX) ganharam salas de aula e laboratórios em 2013 e Chapadão do Sul em 2014.