Quinze obras inauguradas em outubro

Mais 15 obras serão inauguradas no mês de outubro na UFMS pela Reitora, professora Célia Maria Silva Correa Oliveira, nos câmpus de Campo Grande, Três Lagoas, Paranaíba, Nova Andradina e Aquidauana.

Nessas obras, algumas já em utilização pelas unidades, foram gastos cerca de R$ 47,3 milhões.  Segundo o Pró-Reitor de Infraestrutura (Proinfra), Julio Cesar Gonçalves, alguns prédios entregues necessitam de adequações ou licitações de complementações não atendidas pela obra, caso do prédio da Medicina, em Campo Grande.

A Pró-Reitora de Planejamento e Orçamento, Marize Lopes Pereira Peres, confirma que as obras com previsão de conclusão em 2017 já possuem orçamento/empenho. Eventuais aditivos ou reajustes a serem celebrados em 2017 necessitarão de orçamento do respectivo exercício.

Novas obras e inaugurações

dsc_2623
Unidade de Química

No Câmpus de Três Lagoas (CPTL II) no dia 13 de outubro,  às 14h, serão inaugurados salas de aula, laboratórios e biblioteca, anfiteatro, o novo herbário e o prédio da Medicina.

Em Paranaíba (CPAR) será inaugurada no dia 14 de outubro às 9h a Unidade Padrão I, com salas de aula, de professores, biblioteca e laboratórios.

dsc_2560
Novo prédio do curso de Música

Da  mesma forma, Aquidauana (CPAQ) terá inauguração das instalações da Unidade II com salas de aula, salas de professores e laboratórios no dia 17 de outubro às 10h; e o câmpus de Nova Andradina (CPNA) terá inauguração das instalações da Unidade I com salas de aula, salas de professores e laboratórios no dia 18 de outubro às 14h.

Já em Campo Grande serão inaugurados o Laboratório Multiuso do CCHS, o Laboratório de Tratamento de Resíduos – INQUI, o Complexo Multiuso de Salas de Aulas e Auditórios (Professor Dercir Pedro de Oliveira), a Unidade Processadora de Alimentos – CCBS, o Centro de Formação de Professores e Alojamentos, Unidade Padrão I do INQUI (salas de aula, de professores e laboratórios), o prédio da Música e o novo prédio da Medicina.

Histórico

Desde o início da primeira gestão, de 2009-2012, uma série de obras foram realizadas em Campo Grande e nos demais dez câmpus.

Em Campo Grande destacam-se a Unidade 12 – Tramo III (2010), obra com dois pavimentos onde funcionam cursos como Fisioterapia e Enfermagem; a Faculdade de Computação (2011), um edifício com pavimento térreo de acesso tipo plotis, um segundo e terceiro pavimentos com salas de aula, laboratórios e salas de professores totalizando a área de construção de 2,5 mil metros quadrados; o Pórtico e Guarita e Alambrado (2012).

O Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) recebeu prédio (2012) com construção de 15 salas de Professores, sala de Coordenação, copa, banheiros coletivos e individuais, auditório e 12 laboratórios distribuídos em dois pavimentos, perfazendo uma área construída de 1,2 mil metros quadrados.

No Câmpus de Nova Andradina (CPNA) o projeto padrão (2009) de uma escola versátil com 734m² que contempla blocos Administrativo, de Serviços e Pedagógico.

Chapadão do Sul (CPCS) ganhou espaço (2011) com três laboratórios, uma sala para ferramentas, uma sala para oficina e peças, uma sala para defensivos, uma sala para os insumos agrícolas, e um galpão para máquinas.

Já na segunda gestão (2013-2016), entre as obras entregues em Campo Grande estão o Serviço de Atendimento Psicossocial/SAPS – CCHS (2013) e a Clínica Escola Integrada – CCBS (2013), o Centro Cirúrgico de Grandes Animais e a Leiteria – Fazenda Escola da FAMEZ (2014).

Em Três Lagoas, a Construção de Pórtico e Guarita e Alambrado (2013). Corumbá (CPAN) e Coxim (CPCX) ganharam salas de aula e laboratórios em 2013 e Chapadão do Sul em 2014.