Quero ser UFMS oferece mais de 3 mil vagas para quem fez Enem, Vestibular ou PASSE em anos anteriores

Candidatos que fizeram as provas do Vestibular UFMS, do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em anos anteriores têm mais uma oportunidade de ingressar em cursos de graduação. O processo seletivo Quero ser UFMS oferece 3,1 mil vagas e as inscrições estão abertas.

As oportunidades estão distribuídas entre 101 cursos presenciais e a distância. Podem participar da seleção aqueles que prestaram o Enem entre os anos de 2018 e 2022, quem realizou a prova do Vestibular UFMS entre 2019 e 2023 ou, ainda, quem participou da 3ª etapa do PASSE nos triênios 2018-2020, 2019-2021 e 2020-2022. 

O pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira, explica que o objetivo é oportunizar o acesso ao Ensino Superior a um número cada vez maior de estudantes. “O grande objetivo da Universidade é ampliar o acesso dos nossos jovens aos cursos de graduação, e essa é mais uma oportunidade. O candidato pode escolher sua maior nota e colocar o documento do resultado do Enem, por exemplo. Nós usamos essa nota para fazer a classificação. E um detalhe importante é que o processo seletivo não tem taxa de inscrição”.

Victoria Rojas ingressou no curso de Música pelo Quero ser UFMS em 2022. Formada em Pedagogia, também pela UFMS, ela viu no processo seletivo uma oportunidade de cursar a segunda graduação. “Vi nas redes sociais a chance de reingressar na Universidade com a nota do Enem e tentei sem muita pretensão. O ingresso pelo Quero ser UFMS é uma ótima oportunidade para quem realizou o Enem em anos anteriores!”, afirma.

Candidatos devem fazer o cadastro no portal inscrição.ufms.br

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas no portal Inscrição até o dia 28 de fevereiro. Os interessados devem realizar o cadastro na página, que dará acesso à Área do Candidato. Em seguida, o candidato deve selecionar o município, a unidade e o curso ao qual deseja concorrer; selecionar a modalidade de concorrência; preencher os dados; digitar o número de inscrição no Enem, Vestibular UFMS, Vestibular Digital UFMS ou PASSE e o respectivo ano de realização; e anexar os documentos solicitados. 

O resultado do Quero ser UFMS  e a convocação para matrícula deve ser divulgado  no dia 10 de março.

Confira o edital para mais informações:

edital_prograd_2023_53

Texto: Mylena Rocha e Laura Toledo