Quatro novos diretores de unidades são nomeados e iniciam o mandato neste ano

Em 2023, quatro unidades realizaram consulta pública para escolha de novos diretores: Escola de Administração e Negócios (Esan), Faculdade de Educação (Faed), Faculdade de Medicina (Famed) e o Câmpus de Três Lagoas (CPTL). Os processos foram conduzidos por comissões eleitorais e o reitor Marcelo Turine efetivou as nomeações em portarias publicadas  no Boletim Oficial da Instituição.

Para a Esan foi nomeado o professor Claudio Cesar da Silva. Ele inicia o mandato de quatro anos a partir de 29 de abril. A professora Milene Bartolomei Silva foi reconduzida ao cargo de diretora da Faed e começa seu segundo mandato a partir de 1º de maio de 2023. Também foi reconduzido ao cargo de diretor da Famed Marcelo Vilela, que começa o próximo mandato em 28 de novembro. Já no CPTL, Larissa da Silva Barcelos será a nova diretora com mandato também de quatro anos, a partir de 18 de junho.

Escola de Administração e Negócios

“Nos últimos seis anos me dediquei aos cargos de gestão, como a superintendência do Humap/UFMS, que apesar de me derem muitas realizações, alegrias e aprendizados, me mantinham fora da vida acadêmica. Nesse sentido, resolvi retornar para a Esan e voltar a ser professor. Nesse tempo, alguns colegas da Esan me estimularam à candidatura para a consulta, tendo em vista que gosto muito de gestão e, também, dos desafios do mundo acadêmico. Considerei a possibilidade de a direção ser uma ótima oportunidade de contribuir com minha unidade de origem e retribuir tudo de bom que a UFMS me proporcionou”, conta o professor Cláudio.

Ele confessa que está muito animado e com ótimas expectativas para os próximos anos. “Elaborei um plano de trabalho com propostas de ações baseadas em princípios fundamentados na valorização do ser humano e em sua integridade e plenitude, tendo como eixos principais o respeito, a liberdade, a responsabilidade, a solidariedade, a tolerância e a justiça. ”, fala Cláudio.

Faculdade de Educação

“Houve vários desafios, principalmente, devido à pandemia que mudou drasticamente a nossa rotina fazendo com que nós buscássemos alternativas para a condução da faculdade naquele momento. Foram muitas aprendizagens também buscando com que a Faed superasse suas dificuldades. A parceria dos nossos docentes e técnicos foi fundamental para o êxito e sucesso da nossa administração”, confessou a professora Milene Bartolomei.

“Muito ainda temos que fazer, como intensificar a formação docente, oferecer novas estratégias para o desenvolvimento das ações da Faed, buscar novas parcerias junto às secretarias de educação do estado e município para desenvolver projetos de formação docente, buscar melhorias na infraestrutura da Faculdade ampliando cada vez mais o que já existe”, relata a professora.

Faculdade de Medicina

 “Hoje, em uma nova etapa de reestruturação estão os processos internos e a segregação de funções, que possibilitará que os estudantes e professores da Faculdade tenham respostas mais eficientes dentro de um procedimento padrão e profissional inerente à Unidade, e não apenas a um ou outro indivíduo”, explica Marcelo.

Ele diz que vai buscar uma gestão atuante na promoção e fortalecimento do diálogo com os estudantes, técnicos administrativos e docentes, e no canal de comunicação com a Administração Central da UFMS. Altamente engajada nas questões acadêmicas em apoio aos coordenadores de curso que têm livre acesso à Direção. Participação ativa e direta nas questões administrativas, reconhecendo a importância da área meio para o atingimento da excelência na área fim”, fala.

Câmpus de Três Lagoas

“ Resolvi participar do processo de consulta por desejar contribuiu de maneira efetiva e ativa para o desenvolvimento da unidade, pois acredito que com trabalho em equipe e dedicação o CPTL se tornará maior e mais forte. Além disso, sou três-lagoense e graduada pela UFMS/CPTL o que torna tudo ainda mais especial e motivador”, ressalta a professora Larissa.

“Os desafios são inúmeros, pois o CPTL é a maior unidade da UFMS depois da Cidade Universitária e possui cursos de graduação e pós-graduação nas mais diversas áreas do conhecimento. Tenho muitas expectativas positivas e espero fazer um trabalho pautado na ética, no respeito, na transparência, na imparcialidade e na excelência”, fala.

Texto: Vanessa Amin
Fotos: Agência de Comunicação Social e Científica