Quarta edição do Ciclo de Conversa Técnica acontece hoje

Nesta quinta-feira, 2, será realizada a quarta edição do Ciclo de Conversa Técnica realizado pela Diretoria de Gestão de Contratações (Dicont), da Pró-reitoria de Administração e Infraestrutura (Proadi). O evento será realizado em formato on-line, via Google Meet, das 14h às 16h e terá como tema O princípio da motivação no dia a dia do servidor público, abordado pelo consultor jurídico da Fapec, José Eduardo Meira Lima. “Essa ação tem como objetivo promover capacitação contínua prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional, alinhada ao Plano de Desenvolvimento da Proadi, e está em consonância com o princípio da governança vislumbrando o aprimoramento da gestão em todas as duas vertentes”, explica o pró-reitor Augusto Malheiros.

De acordo com o diretor da Dicont, Marcio de Aquino, desde a primeira edição realizada em abril, o Ciclo já trouxe para discussão temas como realinhamento, reequilíbrio e reajuste de contratos, gestão de fiscalização de contratos terceirizados, planilha de formação de preços, repactuação e conta vinculada. “Os palestrantes são convidados e dispõe de seus conhecimentos e tempo por acreditarem no bom relacionamento que a UFMS mantem junto a outros órgãos e esferas”, ressalta Marcio. Segundo ele os palestrantes colaboram com a Universidade em regime de parceria.

“O foco e alcance principal das atividades dos ciclos, em sua maioria é voltada aos coordenadores e secretários administrativos, bem como aos dirigentes das demais diretorias e secretaria no âmbito da Proadi, tendo em vista a natureza dos temas”, diz Marcio. Além da UFMS, podem participar servidores do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian e Hospital Universitário e servidores da Universidade Federal da Grande Dourados, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Campo Grande e Fapec. “Juntos em regime de colaboração, viabilizaremos cada vez mais a execução da política pública com a qualidade que a sociedade almeja”, destaca Marcio. Os interessados em participar devem enviar e-mail para dicont.proadi@ufms.br.

Nova ferramenta

Ainda como parte das ações previstas no PDI e PDU, a Proadi disponibilizou nova ferramenta para auxiliar gestores e fiscais de contratos terceirizados. Na área do gestor no site da Pró-reitoria – proadi.ufms.br/areadogestor – foram disponibilizados portfólio de documentos auxiliares e check list, assim como todo arcabouço legal que norteia os contratos, orientações, e envio de dúvidas por meio de canal direto, permitindo mais agilidade ao processo.

“Temos um servidor da Secretaria de Contratos e Convênios – à disposição para auxiliar os responsáveis pelos contratos na fase de execução, tirando dúvidas e analisando os mesmos, para evitar remunerações de forma indevida”, explica Marcio. Segundo o diretor da Dicont, o check list vai permitir a conferência das documentações enviadas pelas empresas e influenciar de forma muito positiva na gestão e fiscalização dos contratos com qualidade.

TransformaGov

Outra ação que deve auxiliar ainda mais nas boas práticas de gestão e processos é a adesão da UFMS ao Programa de Apoio à Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov) do Ministério da Economia. A adesão aconteceu no início de agosto e foi feita a partir de convite do Ministério que selecionou algumas instituições de ensino, em especial, as que já estavam alinhadas com ações de aprimoramento e inovação. De acordo com o diretor da Dicont, a Universidade já vinha realizando diversas outras ações junto ao Ministério da Economia, a realização de leilão eletrônico, implementação do produto TaxiGov (serviço de transporte de servidores e colaboradores da administração pública federal), participação conjunta em processos licitatórios do Ministério da Economia, entre outras.

“Antes de oficializarmos a adesão, o Ministério da Economia realizou apresentação do TransformaGov junto a equipe de líderes da Universidade, da Proadi e das Pró-reitorias de Gestão de Pessoas e Planejamento, Orçamento e Finanças, agências. As ações serãp desenvolvidas de acordo com cronograma definido a partir do Plano de Gestão Estratégica e Transformação Institucional, em articulação com o Secretaria Especial Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia e com a Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República, abrangendo ações e vertentes nas áreas de governança, inovação, gestão estratégica, gestão da informação e documentação, gestão de pessoas, infraestrutura e transferência de recursos”, diz Marcio.

Para saber mais sobre as ações acesse proadi.ufms.br.

Texto: Vanessa Amin, com informações da Dicont/Proadi