Qualifica UFMS oferece vagas de mestrado e doutorado para professores e técnicos

Servidores da UFMS podem participar do processo seletivo para ingresso em cursos de pós-graduação da Universidade. Os interessados em ingressar no mestrado têm até 14 de maio para se inscrever, já os interessados no processo seletivo do doutorado, têm até 30 de setembro, e em ambos os casos, as inscrições devem ser feitas no portal da pós-graduação, gratuitamente.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), Maria Lígia Rodrigues Macedo, a iniciativa tem o objetivo de promover a qualificação dos servidores alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional e a Política de Gestão de Pessoas da Instituição, além de tratar-se de um investimento na formação e na potencialização do capital humano.

“Ao fomentar a formação e a qualificação dos servidores, ampliamos na Universidade a presença de pessoas com formação sólida e motivadas, de modo a oferecer, cada vez mais, um serviço de maior qualidade para a comunidade acadêmica e à sociedade de maneira geral”.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Gislene Walter da Silva, afirma que existem progressões na carreira para os servidores que concluem os cursos. “Quando o técnico-administrativo em educação conclui cursos que excedam a escolaridade mínima exigida para o cargo que é titular, a ele é concedido o incentivo à qualificação, que representa até 75% de aumento sob seu vencimento básico, a depender da relação entre a área de conhecimento do curso realizado e o ambiente organizacional onde o servidor executa as atividades. Quando o docente conclui uma pós-graduação, mestrado ou doutorado, a ele é concedida a retribuição por titulação, e até uma aceleração da promoção, a depender do seu posicionamento na carreira funcional. Ou ainda, o direito de progredir para a classe D, na denominação de Associado, caso seja adjunto e apresente o diploma de doutorado”.

Inscrições e pré-requisitos

Os candidatos devem acessar a página da pós-graduação, preencher o formulário e incluir os documentos solicitados. Ao longo do processo seletivo, os interessados ainda passam pela avaliação de mérito, que consiste na análise do currículo, apresentação de pré-projeto e a prova de conhecimentos específicos, além da prova de línguas estrangeiras.

O edital do mestrado pode ser conferido na íntegra aqui, e o edital do doutorado pode ser encontrado aqui, sendo possível consultar os cursos disponíveis para o Qualifica UFMS. Caso sejam convocados, os servidores devem apresentar todos os documentos solicitados e uma declaração emitida pelo setor responsável pela gestão de pessoas como comprovante de vínculo institucional.

O diretor de Pós-Graduação da Propp, Daniel Henrique Lopes, explica que desde 2020 são ofertadas vagas pelo Qualifica UFMS, tanto no mestrado quanto no doutorado, sendo dois editais específicos nos dois primeiros anos, e três editais de Processo Seletivo Unificado nos anos seguintes. “Desde o início do programa, 83 servidores ingressaram como estudantes nos cursos de pós-graduação strictu sensu da UFMS, sendo 51 em cursos de mestrado e 32 em cursos de doutorado”.

Os editais de pós-graduação abertos ainda proporcionam que novos conhecimentos sejam construídos por meio da pesquisa, além do enriquecimento técnico-científico de cada profissional. “São muitas oportunidades. Então, vale a pena o interessado ver o edital, procurar curso ou programa de pós-graduação que tem interesse, se preparar e aproveitar essas possibilidades ofertadas”, destaca o diretor.

Texto: Agatha Espírito Santo