Universidade celebra 45 anos de Federal com reconhecimento a servidores e egressos

Em celebração aos 45 anos de Federal, o Teatro Glauce Rocha recebeu na manhã desta terça-feira, 2, a cerimônia com a entrega dos títulos honoríficos e de ordem de mérito àqueles que contribuíram e contribuem para a história de sucesso da Universidade. Autoridades, gestores e diretores das unidades, professores, técnicos-administrativos, estudantes, egressos e familiares estiveram presentes e cantaram parabéns para a UFMS.

O reitor Marcelo Turine agradeceu o legado dos reitores que o antecederam, a dedicação dos diretores das 25 unidades da Administração Setorial e a parceria do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e o Diretório Central dos Estudantes. “Agradeço a presença dos servidores e estudantes, amigos, amigas, de Mato Grosso do Sul e do Brasil nessa semana de festividades. Na verdade, celebraremos durante o ano todo. Reconhecer pessoas, nossos líderes é a base de sucesso da nossa Universidade. Com certeza teremos uma linda cerimônia, que foi organizada em vários momentos”, afirmou. “Em 1979, tínhamos três mil alunos, hoje são 40 mil. Agradeço a todos, em especial por essa transformação que ocorreu graças à equipe, que junto ao Conselho Universitário, propõe políticas públicas para transformar vidas. Sucesso, vida longa a UFMS! Vida longa a ciência de Mato Grosso do Sul e do Brasil”, celebrou.

A vice-reitora Camila Ítavo destacou a importância das pessoas para a construção da UFMS. “É um dia de festa, alegria, reconhecimento e conhecimento. Quando reconhecemos é uma forma de agradecer aqueles que vieram antes de nós e para não perdermos a energia e o sonho de lutar pelos que virão depois. É uma honra estarmos juntos comemorando a vida da nossa Universidade. Que seja um dia especial e que guardemos em nossos corações e nossa memória”, enfatizou.

Após apresentação musical do grupo regional de forró Flor de Pequi, foi realizada a entrega de 26 títulos de Professor do Magistério Superior Emérito e 42 de Técnico-Administrativo em Educação Emérito pelas relevantes contribuições ao serviço público, à educação e à transformação da sociedade por meio de suas atividades profissionais. Aos que passaram pela Universidade como estudantes e levam seu nome com profissionalismo e responsabilidade em diversas áreas de conhecimento, foi concedid0 o Título da Ordem do Mérito de Egresso.

“É uma alegria, honra, satisfação, felicidade em ter esse momento de fala para homenagear nossos professores e técnicos. A entrega desses títulos só se tornou realidade a partir de 2021, apesar de estar em nosso estatuto há muito tempo. Essa iniciativa enobrece a nossa Instituição e contribui para que ela alcance mais sucesso, pois é por meio dos nossos servidores que a UFMS conseguiu nota 10 e se transforma cada vez mais em uma Instituição maior em números e qualidade”, disse a pró-reitora de Gestão de Pessoas e presidente da Comissão de Análise dos Títulos Honoríficos, Gislene Walter da Silva.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis e presidente da Comissão de Análise da Ordem do Mérito de Egresso, Albert Schiaveto, fez a homenagem aos profissionais formados pela UFMS. “Temos 62 anos, 45 anos de Federal e nesse período temos mais de 70 mil egressos. Penso no impacto que eles tiveram em nossa sociedade. Quero usar uma palavra para homenagear nossos egressos: reconhecimento. A palavra reconhecimento nos faz acreditar que todos os nossos esforços valeram a pena. Também queria fazer uma outra reflexão, pois a UFMS ao reconhecer o papel dos egressos em nossa sociedade, ela também é reconhecida. Reconhecemos e acreditamos que fizemos todos os nossos esforços ao formar nossos estudantes e torná-los profissionais. E eles valeram a pena! ”, destacou.

A professora do Câmpus de Três Lagoas (CPTL), Terezinha Bazé de Lima, representou os docentes homenageados nessa solenidade. “Um filme passa em nossa memória. Nossos alunos, orientações, projetos de alfabetização que levam Mato Grosso do Sul e a UFMS como protagonista da alfabetização. Hoje, O CPTL é reconhecido nacionalmente pelo Ministério da Educação e coordena em toda a região o projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil. Parabéns UFMS por esse legado, por sermos os professores protagonistas dessa história. Meus colegas professores, quanto orgulho, que bom que estou lúcida, aposentada por merecimento de um cargo e de uma função, e não das ideias!”.

“Parabéns a todos os colegas que estão sendo homenageados hoje. Desejo parabéns a todos. Está muito linda esta festa”, reforçou técnico da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Celso Nei Rovenzano.

A egressa Ivani Marques da Costa Grance, que fundou a startup República das Arteiras incubada na Pantanal Incubadora Mista de Empresas da UFMS, recebeu a homenagem em nome de todos os profissionais formados pela Instituição. “Agradeço pela oportunidade de estar aqui novamente nesse local que ocupei, há oito anos, como oradora da turma de Ciências Sociais de 2012. Pela primeira vez, a costureira havia subido no púlpito para falar. Cheguei aqui por meio de política pública de acesso à educação. Longe das escolas há 19 anos, abracei tardia a oportunidade, mas em tempo. Fui acolhida por todos. Ter a oportunidade de estar aqui e reforçar meu legado como primeira da minha família a se formar e abrir caminho para os meus filhos. Eu que sou uma mulher preta, periférica, com 54 anos, ainda costureira, entretanto costureira mestre em Antropologia Social por essa Universidade que tanto amo”.

Além da gratidão e reconhecimento aos homenageados, a chefe de gabinete da Advocacia-Geral da União (AGU), Leila de Morais, ministrou a conferência Governança Pública e o papel da AGU no desenvolvimento do Brasil, representando o ministro Jorge Messias. “A UFMS é uma Instituição histórica que se organizou e se desenvolveu no próprio processo de desenvolvimento do Estado e se expandiu não apenas pelos números, mas pela qualidade dos trabalhos acadêmicos e científicos em áreas estratégicas como energia limpa, agronegócio e ambiental, para citar algumas. Trago o forte abraço do ministro a toda a comunidade acadêmica e todas as famílias de Mato Grosso do Sul”, relata.

Para ela, o papel da Universidade é fundamental para as soluções aos desafios da vida moderna. “A ciência pode nos trazer respostas, a tecnologia instrumentos para os desafios atuais. A Universidade tem papel central nesse processo. Temos que fazer não apenas a capacitação e qualificação do nosso capital intelectual, mas também aproximar todo esse saber das pessoas. A Universidade é craque nisso”, pontuou.

Durante a solenidade, diversas autoridades reforçaram a importância da UFMS para o desenvolvimento do Estado e do País. “É uma honra muito grande representar o Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul e dizer pra vocês que vocês nos representam e são nossa referência no ensino, pesquisa, extensão, inclusão e internacionalização. Que bom comemorar os 45 anos da UFMS. Que venham 90, 150, 200 anos. Viva a UFMS, viva a educação de MS. Parabéns!”, disse o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Laércio de Carvalho.

Para a coordenadora-geral do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Andrea Carvalho Vieira, que representou a presidente Denise Pires Carvalho, celebrar os 45 anos de Federal é um privilégio. “A UFMS é um exemplo, rodamos o Brasil inteiro acompanhando as instituições e é nítido o avanço de vocês no ensino, pesquisa e extensão. Só posso desejar vida longa à UFMS e contem com a Capes”, disse.

“Felicidades a toda UFMS pelo grande trabalho que realizam. Muito obrigada por permitir-me fazer parte dessa história”, reforçou a presidente do Parlamento de Inovação do Mercosul e diretora no governo do Paraguai, Norma Edith Roland, representando todos os parceiros internacionais da Universidade.

A diretora do Foro da Comarca de Campo Grande, Joseliza Alessandra Vanzela Turine, representou o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, o desembargador Sérgio Fernandes Martins, e parabenizou a todos que construíram e constroem a história a maior e melhor Universidade do Estado. “É um prazer estar aqui em um momento tão especial. Parabenizo a todos os homenageados, tenho certeza que tiveram um papel muito importante na Universidade e na sociedade. Cumprimentar a nossa aniversariante, a UFMS. Dizer que de uma certa forma ela fez parte da minha vida. Fiz doutorado e pós-doutorado aqui e isso foi fundamental para minha carreira. Quero agradecer muito a parceria da UFMS com o Tribunal”, enfatizou.

O diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura, Marcos Vinícius da Cruz Coelho, ressaltou a parceria com a Universidade. “A UFMS é conceito máximo, referência no ensino, pesquisa e extensão e na qual temos um grande reitor que acredita muito em nosso trabalho, ao lado da vice-reitora. A Fapec é a fundação da UFMS, que apoia a Estadual de MS e o Instito Federal de Mato Grosso do Sul. A única fundação de apoio creditada no Mercosul e que integra hoje 68 países da União Europeia por meio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia”.

A professora da Universidade de Brasília e líder do Laboratório de Inteligência Pública, Magda de Lima Lúcio, representou os parceiros da UFMS no Brasil e agradeceu pela colaboração com universidades como a UFMS. “A partir das construções acadêmicas tivemos a oportunidade de criar modelos e o maior grupo de pesquisa de transferência de instrumentos de gestão e modelos de governança para o país. […] Estamos iniciando uma parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e vamos atuar no projeto que levará o homem à Marte. Nada disso seria possível se você não trouxesse para a comunidade universitária o debate do empreendedorismo, da inovação e a materialização do marco de ciência, tecnologia e inovação”.

O presidente do Tribunal de Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, Paschoal Carmello Leandro, também congratulou a Universidade. “É uma satisfação muito grande participar dessa solenidade. 45 anos se passaram daquelas ações para a criação da UFMS. O resultado presenciamos hoje, com a grandeza da Universidade. Formando e construindo os grandes homens e mulheres sul-mato-grossenses e brasileiros”, parabenizou.

“Estou extremamente orgulhosa e feliz. Somente a educação transforma e promove o desenvolvimento. É uma honra estar aqui em uma Universidade Federal com essa abertura para a comunidade é extremamente impactante, estou muito emocionada”, declarou a diplomata corporativa da embaixada dos Estados Unidos, Flávia Mellysse.

Na solenidade, também estiveram presentes o conselheiro Nacional de Educação Mauro Luiz Rabelo; o superintendente de Gestão Estratégica da Secretaria de Governo de MS, Thaner Castro Nogueira, representando o governador Eduardo Riedel; a embaixatriz Livia Viana Barreto Coelho; a coordenadora de Letras da UnB e pesquisadora dos programas de Línguas de Acolhimento para Migrantes em Refúgio, Janaina de Aquino Ferraz; a coordenadora da Rede de Formação Docente em Computação da UnB, Maria de Fátima Ramos Brandão; a assessora especial da Casa Civil do Estado do Paraná, Fercéa Miriam Duarte Matheus; a diretora dos hospitais veterinários da UnB, Simone Perecmanis; o defensor público geral de MS, Pedro Paulo Gasparini; a diretora de comunicação e o diretor de articulação estratégica do Estado do Paraná, Ana Cláudia Gadioli e Thiago de Angelis; os reitores da Universidade Federal da Grande Dourados, Jones Dari Goettert, e da Uniderp, Cristiano Miranda Cupertino; o presidente da Agência Nacional de Pesquisa para a Integração de Negócios Inovadores, Lucas Miranda Sobral; o presidente do Conselho de Administração da Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação, Marcelo Estrêla Fiche; o assessor especial da Universidade de Santa Cecília, Rafael Pedrosa; e o procurador da AGU na UFMS, Felipe Augusto Rondon de Oliveira.

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Cristhofer Andrade