Publica UFMS abre inscrições para apoio à publicação de livros científicos em formato digital

O Publica UFMS 2024, edital de apoio à publicação digital de livros científicos, está com as inscrições abertas. Os interessados podem submeter propostas até 1º de setembro, por meio do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj). O resultado final deve ser divulgado até o dia 22 de outubro.

A iniciativa irá selecionar projetos de servidores e de autores sul-mato-grossenses, em todas as áreas do conhecimento, com intuito de proporcionar a difusão científica e de conhecimento, técnicas ou tecnologias. As propostas a serem apresentadas podem ser obras originais, traduções de obras estrangeiras para o português ou reedição de livros já publicados pela Editora UFMS.

“O Publica UFMS já é um edital esperado pela comunidade universitária que atende a demanda dos programas de mestrado e doutorado, com esse objetivo de fortalecer a ciência e a educação em todas as áreas do conhecimento”, avalia a diretora da Agência de Comunicação Social e Científica, Rose Mara Pinheiro.

A diretora também destaca que o edital vem sendo aperfeiçoado desde a sua primeira edição para atender também públicos externos. “Hoje, ele [o edital] recebe submissões de todos os pesquisadores da Universidade, mas também de todos os pesquisadores do Estado. Isso favorece não só a UFMS como referência, mas a divulgação científica das inúmeras pesquisas realizadas em Mato Grosso do Sul. Então, sem dúvida, contribui para o fortalecimento do Estado nas suas várias frentes de pesquisa”, ressalta.

Para a secretária da Editora UFMS, Elizabete Aparecida Marques, a iniciativa permite uma série de benefícios para autores selecionados. “O edital possibilita a publicação de um livro por meio de uma editora universitária vinculada à Associação Brasileira de Editoras Universitárias, com Conselho Editorial e referência de qualidade de suas publicações. Além disso, as obras selecionadas para publicação passam por um processo de avaliação duplo-cego por pareceristas e, após edição, são disponibilizadas on-line, facilitando o acesso de muitas pessoas em distintas partes do Brasil e do mundo. Tudo isso contribui para o impacto do livro e sua classificação em estratos mais altos no Qualis Livros da Capes”.

O responsável pela submissão de obras originais ou reedição de livros deve enviar, via Sigproj, o Termo de Cessão de Direitos Autorais e o miolo do livro de 150 a 300 páginas. O material deve estar sem indicações de autorias ou alusões que permita a identificação de autoria.

No caso de obras estrangeiras traduzidas para português, o responsável deve enviar o arquivo da tradução completa, sem qualquer identificação do tradutor; o arquivo do texto fonte na língua original; autorização dos detentores dos direitos autorais para tradução da obra original; e cessão de direitos da editora original à Editora UFMS, que deverá ser entregue no momento da contratação da obra.

Os livros digitais da Editora UFMS estão disponíveis para acesso gratuito no Repositório Institucional. Para mais informações sobre o Publica UFMS 2024, confira o edital completo disponível abaixo.

EDITAL COED (AGECOM) n 6, de 03-06-2024.

Texto: Alíria Aristides