O significado das pesquisas na transformação da sociedade foi tema da mesa-redonda realizada hoje por pesquisadores da área de Psicologia. O evento faz parte da Semana de Desenvolvimento Profissional.
Mediados pela professora Branca Maria de Meneses, o debate central teve o objetivo de abordar a relação entre pesquisa e a transformação da sociedade. “O tema foi escolhido para mostrar a responsabilidade na formação de pesquisadores do mestrado em Psicologia da UFMS e como as pesquisas realizadas têm contribuído com mudanças em suas áreas de estudo e trabalho”, conta a professora.
Quatro mestres em Psicologia pela UFMS foram escolhidos para participar da mesa: Giovanna Liz Oliveira Mantovani, Rejane de Aquino Souza, Juberto Antonio Massud de Souza e Sylvianara Aparecida da Costa Escobar.
Segundo Branca, o evento também se faz relevante por conta da pandemia e a nova relação da sociedade com a ciência. “O momento histórico que estamos vivendo mostra como o debate é pertinente, pois discussões científicas estão fazendo parte do dia-a-dia de nossas vidas. Assim sendo, precisamos refletir sobre a importância política da ciência”.
Cerca de 160 pessoas assistiram à transmissão, realizada pelo Google Meet. Os pesquisadores colocaram em discussão metodologias utilizadas em pesquisas, relembraram teóricos e exemplos de aplicação prática de seus conceitos que podem ser observados na sociedade. A pesquisadora Rejane focou na inclusão social e como o resultado das pesquisas científicas têm transformado a realidade da educação de crianças com deficiência, por exemplo, e Juberto sobre como a ciência desenvolvida no país é reflexo da sociedade.
Em sua fala no evento, Branca ressalta: “Muitas vezes nossa área é criticada pelos resultados não serem tão palpáveis, mas nós sabemos da importância das nossas pesquisas”.
Serviço
As atividades da Semana são abertas para toda a comunidade acadêmica e externa. A programação segue disponível até sexta-feira, 21, com palestras, oficinas, minicursos e workshops. Para mais informações sobre o cronograma do evento ou inscrições, acesse o site: http://sedep.ufms.br/.
Aos inscritos que já participaram de atividades e preencheram as listas de frequência, a organização informa que a emissão de certificados será feita pelo SICERT no link: https://certificados.ufms.br/. O participante será avisado sobre a disponibilidade do certificado pelo e-mail cadastrado no ato de inscrição.
Texto: Leticia Bueno