Provas do concurso público para professores serão realizadas em nova data

As provas do concurso público de professores do Magistério Superior terão nova data, de 23 a 26 de julho, em função do estado de calamidade pública pelas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul. A alteração nas datas deve-se a identificação que parte dos candidatos são provenientes da região afetada e é válida para todos os cargos e áreas, em todos os locais de prova.

“Adiar nosso concurso não é apenas um ato administrativo, é um sinal de nossa solidariedade e comprometimento. Ao tomar conhecimento de que 15 dos nossos inscritos no concurso são residentes da região afetada, a decisão de adiar o certame tornou-se não apenas uma questão de responsabilidade logística, mas também de garantir que todos os candidatos tenham a oportunidade de participar em condições justas e seguras”, explica a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Gislene Walter da Silva.

O adiamento do concurso público para professores foi fundamentado na decisão do Governo Federal de alterar a data das provas do Concurso Nacional Unificado, pelas mesmas razões. Segundo a pró-reitora, a alteração das datas reforça a missão solidária da Universidade. “Nossa missão transcende a educação formal, ela abraça o desenvolvimento humano, o respeito pela diversidade e, acima de tudo, a compreensão e o cuidado com as comunidades ao nosso redor. É imperativo que tenhamos um olhar atento e cuidadoso sobre eventos que impactam essas comunidades, pois nosso papel enquanto Instituição de ensino é também de ser um pilar de apoio em tempos de necessidade”. 

O processo seletivo deve ser realizado em três etapas: prova escrita, prova didática e prova de títulos. As provas serão realizadas em Três Lagoas para as vagas destinadas para o município e em Campo Grande para todas as demais vagas. São 27 vagas para atuação em diversas áreas do conhecimento, distribuídas na Cidade Universitária e nos Câmpus do Pantanal, Aquidauana, Chapadão do Sul, Coxim, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

EDITAL (PROGEP_RTR) n 77, de 13-05-2024.

Texto: Alíria Aristides