Prova do Vestibular UFMS 2023 será realizada neste domingo

Neste domingo, 4, mais de 27 mil candidatos são esperados para a prova do Vestibular UFMS 2023, das 8h às 13h (horário de Mato Grosso do Sul), nas cidades de Aquidauana, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Além da prova presencial, também será aplicada a prova on-line, que será feita em um ambiente virtual. O pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira, relembra a importância do treinamento, antes da realização da prova digital.

“Para os candidatos que realizarão as provas on-line, recomendamos que façam o treinamento para o acesso à plataforma digital que estará disponível até 3 de dezembro. A Universidade disponibilizou um videotutorial e também um arquivo em PDF, para que os candidatos possam se familiarizar com o sistema e também tirar suas dúvidas”.

Segundo o diretor da Agência de  Educação Digital e a Distância, Hercules Sandim, a garantia da segurança da prova digital será  garantida por um sistema de inteligência artificial que registrará todos os movimentos realizados pelo candidato por meio de uma  webcam, além de um monitoramento eletrônico que identifica se o candidato acessará outras páginas na internet , durante a prova.

“No dia da prova o candidato cadastra uma senha para acessar a prova digital. O sistema faz a captura da imagem do candidato segurando o documento de identificação, gerando uma selfie. E todas as ações e movimentos que o candidato realiza durante a prova ficam num registro que o sistema vai utilizar depois para fazer esse monitoramento e avaliação”

Já para os candidatos que farão a o Vestibular presencial, é preciso atenção ao horário de abertura e fechamento dos portões. “Recomendamos que os candidatos compareçam  ao local de realização das provas com antecedência mínima de 30  minutos do horário fixado para fechamento dos portões, portando somente caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente, e de um documento de identificação original com foto”, ressalta a diretora-presidente da Fapec, Nilde Brun.

A estudante Hilary está há um ano estudando para o Vestibular UFMS

A Fapec colocará álcool 70% em todas as salas para uso de todos os candidatos e é recomendado o uso de máscara de proteção facial no período em que candidato estiver no local de realização das provas.

A estudante Hillary Lopes está se preparando há um ano para o Vestibular UFMS e deseja ingressar no curso de Medicina. Ela participou do Aulão que foi realizado ontem, 1º, no Teatro Glauce Rocha. “Eu estou estudando bastante, a prova não é fácil, e acredito que vou conseguir, eu estudei o ano todo e comecei a fazer um cursinho, e esse Aulão  foi uma oportunidade incrível que a universidade nos deu, para ouvir os professores daqui e  fará toda a diferença”.

Mais informações referentes aos processos seletivos da UFMS e o Manual do Candidato, com orientações sobre a Redação, estão disponíveis no portal ingresso.ufms.br.

Texto: Crislaine Oliveira/Laura Toledo