UFMS lança campanha para Enade 2017

Na prática, um curso como um bom desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudante (Enade) é um importante indicador de qualidade que valoriza o diploma dos estudantes.  Com a chegada dessa etapa, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul lançou a campanha “Aluno UFMS, Manda Bem no Enade”. O objetivo da iniciativa é reforçar a relevância da prova do ENADE e orientar os alunos que irão realizá-la.

Para ajudar a comunidade acadêmica foi criado o site https://www.ufms.br/ENADE-2017/, com todas as informações necessárias para quem prestará a prova neste ano.  O aluno selecionado tem até dia 26 de novembro para preencher o questionário do estudante que está disponível no site acima.  Sem ele, o aluno fica irregular para prova.

Os locais de prova já podem ser acessados pelos estudantes de prova.  O documento foi disponibilizado no início da semana, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no endereço enade.inep.gov.br .

As provas do Enade serão aplicadas no dia 26 de novembro, em todo o país. Os portões serão abertos às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h. A aplicação da prova terá início às 13h30.

O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos, habilidades e competências adquiridas.

Neste ano, o exame será aplicado apenas para alunos concluintes, ou seja, aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso até o final das inscrições do Enade 2017.

A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos superiores, ciclo que se repete a cada três anos. Nesta edição, o Enade vai avaliar os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia e Sistemas de Informação; dos cursos que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras-Português, Matemática e Química; dos cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de Artes.