Propostas para realização de aulas de campo devem ser enviadas até dia 12

Até o dia 12 deste mês, professores podem solicitar recurso financeiro para realização de aulas de campo no segundo semestre letivo. As propostas submetidas devem contribuir para a formação dos estudantes por meio de atividades práticas que exigem deslocamento. As submissões devem ser realizadas no Sistema de Informação e Gestão de Projetos.

“Durante a graduação, temos vários contextos e recursos que devem ser explorados pelos professores para fortalecer o ensino e a formação técnica dos nossos estudantes. É o caso desse edital, onde a Universidade disponibiliza um valor fixo que os professores podem concorrer para promover a sua aula de campo”, comenta o pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira.

A proposta deve ser submetida pelo professor responsável pela disciplina, com limite máximo de R$5mil por projeto. As atividades devem estar previstas para serem realizadas entre os dias 24 de setembro e 20 de dezembro.

O recurso é destinado para custear despesas como diárias para o professor; diárias para motorista terceirizado da UFMS; combustível para abastecimento de carro oficial; e alimentação para estudantes, professor e motorista, caso a ação seja na Base de Estudos do Pantanal.

Na inscrição, é necessário preencher um formulário e inserir o plano de ensino da disciplina que prevê a realização da atividade e a resolução de aprovação do plano pelo Colegiado do Curso.

Entre os critérios para a seleção das propostas estão a contribuição das atividades para a formação dos estudantes; a metodologia e os objetivos do trabalho na aula de campo; a articulação pedagógica das atividades com o conteúdo da disciplina; e a previsão de mecanismos para avaliação do conteúdo aprendido na atividade.

O resultado final está previsto para ser publicado no dia 23 de setembro. Mais informações podem ser obtidas aqui

Texto: Alíria Aristides