Propostas para bolsas Pibic/Pibiti podem ser feitas até amanhã (15)

Foi prorrogado até amanhã (15/4) o período de submissão de propostas ao Edital destinado aos programas de Iniciação Cienfica (Pibic) e Iniciação Tecnológica e Inovação (Pibiti), nas modalidades de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cienfico e Tecnológico (CNPq) e da UFMS.

A submissão das propostas deverá ser efetuada exclusivamente por meio de preenchimento do formulário eletrônico disponível no Sistema de Informação de Projetos (SIGProj-UFMS), para a modalidade de interesse, até as 23h59 desta quarta-feira.

A concessão de bolsas é destinada a estudantes matriculados em cursos presenciais de graduação da UFMS, para participação em projetos de pesquisa, orientados por pesquisadores da UFMS, por meio de apresentação de propostas específicas para esse fim.

Os programas têm como objetivo estimular os estudantes do ensino superior nas atividades, metodologias, práticas e conhecimentos próprios aos desenvolvimentos científico, tecnológico e de inovação, buscando despertar a vocação científico-tecnológica e incentivar novos talentos.

O edital prevê a distribuição de 500 bolsas, em duas faixas, das quais 50 delas têm o objetivo de oportunizar novos pesquisadores e pesquisadores que não orientam Iniciação Científica e/ou Tecnológica com bolsa nos últimos cinco anos.

“Este ano, das 500 bolsas ofertadas, 269 delas (53.8%) serão concedidas com recursos provenientes do orçamento da UFMS. As demais bolsas serão concedidas com recursos do CNPq. Um investimento histórico, que mostra a importância dada pela instituição ao fomento na formação de jovens pesquisadores”, diz o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Nalvo Franco de Almeida Junior.

Texto: Paula  Pimenta (com informações da Propp)