O Núcleo de Práticas em Engenharia de Software da Faculdade de Computação (Facom) está recebendo propostas para o desenvolvimento de artefatos de software. Podem participar pessoa físicas da comunidade acadêmica e externa e também pessoas representantes de pessoa jurídica. O Núcleo é composto por estudantes do curso de Engenharia de Software, que buscam ideias inovadoras para colocar em prática os conhecimentos adquiridos na graduação, ao mesmo tempo que atende necessidades da sociedade. “Todos podem participar, com a submissão. Inclusive empresas, órgãos públicos, desde que representados por uma pessoa física”, explica o professor responsável pelo Núcleo, Rodrigo Funabashi Jorge.
Não há restrições para as ideias de software que podem ser desenvolvidas, desde que sigam os critérios de elegibilidade descritos no edital (disponível no fim da notícia), entre eles o caráter de inovador do ponto de vista tecnológico ou relacionado a soluções de problemas da sociedade. “Para a Facom, o Núcleo é importante, pois proporciona aos estudantes de Engenharia de Software o contato direto com o desenvolvimento de aplicações de software reais. O Núcleo é também uma porta que se abre para a sociedade e sem custo algum para o proponente ter sua ideia transformada em um software”, ressalta. De acordo com o professor, a quantidade de propostas está relacionada a quantas equipes serão formadas no início do semestre perante o número de matrículas.
Serão aceitas novas propostas e aquelas que já foram desenvolvidas também poderão ser novamente submetidas para continuidade do projeto. A inscrição deve ser feita até 5 de agosto pelo link: https://link.ufms.br/cr8wN. Mais informações podem ser obtidas no edital abaixo.
Texto: Vanessa Amin