Projetos de interesse do setor empresarial podem compor proposta institucional para chamada do CNPq

Servidores que atuam como professor permanente de programas de pós-graduação da UFMS têm até 30 de agosto para compor a proposta institucional a ser submetida na chamada do Programa de Mestrado e Doutorado para Inovação, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (MAI/DAI – CNPq). A inscrição deve ser feita no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj).

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Lígia Rodrigues Macedo, o Programa MAI/DAI do CNPq visa fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas instituições científicas e tecnológicas por meio do envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parcerias com empresas. Por meio do Programa, são concedidas bolsas nas modalidades Iniciação Tecnológica e Industrial, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado Empresarial.

As propostas dos programas da UFMS devem demonstrar a capacidade para a execução do Programa MAI/DAI; não precisam estar vinculadas a apenas um programa de pós-graduação, podendo envolver duas ou mais pós-graduações; e não precisam ter a parceria com a empresa já celebrada.

O diretor de Cooperação Científica e Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propp), Marco Antonio Mattos, ressalta, entretanto, que é necessário anexar uma carta de declaração de concordância da empresa parceira. “Sendo a proposta aprovada junto ao CNPq, serão efetuados então os trâmites administrativos para a celebração da parceria”, informa.

O Programa MAI/DAI tem duas linhas para a submissão pelas instituições, que devem ser observadas também pelos proponentes de projetos, a fim de indicarem na qual pretendem concorrer. A linha 1 é destinada a instituições com programas de pós-graduação consolidados, em especial aquelas que já possuem parcerias estabelecidas junto a empresas com forte componente de interação com o meio acadêmico; e a linha 2 é voltada a instituições com programas de pós-graduação emergentes, em especial aquelas buscando o estabelecimento de parcerias junto a empresas.

A UFMS já obteve aprovações nas duas últimas chamadas do CNPq referentes ao Programa MAI/DAI. Em 2020, foram aprovadas quatro bolsas de doutorado, quatro de mestrado e 24 de Iniciação Tecnológica e Industrial e, em 2022, foram aprovadas duas bolsas de doutorado, seis de mestrado e oito de Iniciação Tecnológica e Industrial. “As aprovações demonstram a capacidade da UFMS em construir projetos robustos e inovadores, permitindo assim obter recursos de órgãos fomentadores de pesquisa, empreendedorismo e inovação”, destaca a pró-reitora.

“A chamada CNPq guarda suas peculiaridades, por isso é importante que os interessados façam uma leitura acurada do edital interno, bem como da respectiva chamada pública do CNPq”, reforça o diretor da Propp. O edital da UFMS pode ser acessado no Sigproj e a chamada do CNPq pode ser acessada na página do Conselho

Texto: Ariane Comineti