Projeto visa aprofundar conhecimento histórico no Ensino Básico através de exposições museológicas

A carência de cultura e educação histórica durante o Ensino Básico foi uma problematização que fomentou o desenvolvimento do novo projeto de extensão no curso de História em Três Lagoas.  Intitulado como “Museu Histórico Itinerante- MuH”, as ações realizadas têm como propósito levar à comunidade o conhecimento aprofundado sobre a linha histórica, através de exposições de artefatos com grande valor arqueológico para a época.

Ainda em fase de curadoria, o projeto dispõe do incentivo oferecido pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece) para a confecção de mais de 50 peças históricas, desenvolvidas de forma coletiva pelos professores Fortunato Pastore e Leandro Hecko, que coordenam as atividades, e dos acadêmicos João Álvares Dias e Tauany Cristine Antonio.  As obras que irão compor as exposições, consistem em maquetes com monumentos, objetos e entidades importantes referentes à Planície de Gizé, com as pirâmides e esfinge egípcias, a Acrópole Ateniense, a cidade andina de Tiwanaku, a cidade Asteca de Tenochtitlán e Teotihuacán, também no México. Também há diversas réplicas das culturas do Antigo Egito, Grécia Antiga, América Andina Pré-Colombiana e da Mesoamericana Pré-Colombiana.

Inicialmente, a estratégia para atingir os alunos do Ensino Básico consiste em levar as exposições itinerantes nas instituições parceiras, no mês de outubro, tanto para viabilizar esse contato histórico por parte dos seus próprios alunos, quanto para a visitação de toda comunidade interessada. Durante a ação, os participantes são guiados pela equipe educativa do Museu, que apresentará as peças contando um pouco da história, cultura e significado de cada uma. A última parada do Museu Histórico Itinerante é no campus de Três Lagoas. A exposição será realizada por volta da última quinzena de novembro, gratuita e aberta ao público em geral.

Texto: Geovanna Yokoyama (estagiária de Jornalismo)

Fotos: Cedidas pelo coordenador Leandro Hecko