A participação da comunidade indígena no primeiro projeto de extensão foi de suma importância: houve a presença do cacique Célio Francelino Fialho, da aldeia Bananal, além da comunidade indígena de Aquidauana (Aldeias Bananal, Lagoinha, Água Branca, Ipegue, Colônia Nova, Morrinho, Imbirussu, Limão Verde, Córrego Seco, Buritizinho e Cruzeiro), Miranda (Lalima e Cachoeirinha) e Anastácio (Aldeinha).
O curso foi um sucesso e contou com a interlocução do professor Paulo Baltazar, indígena Terena, Mestre em Geografia e Professor do Curso Licenciatura Intercultural Indígena “Povos do Pantanal” (PROLIND), que aproximou o curso de Turismo das comunidades indígenas da região.
O curso, em forma de extensão, foi realizado numa parceria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com a Universidade Federal do Paraná, que, por meio do Curso de Turismo e Mestrado em Turismo, realiza pesquisas e projetos voltados ao desenvolvimento do turismo em terras indígenas no Estado do Paraná.
O objetivo foi promover o conhecimento a respeito do turismo em terras indígenas, suas especificidades, desafios e oportunidades enquanto meio de autonomia dos povos, a fim de instruir alunos do curso de turismo, bem como as comunidades indígenas e outros interessados, em trabalhar futuramente com a atividade deste segmento de mercado.
O projeto de extensão foi ministrado pela Bacharel em Turismo, Mestre em Turismo e Doutoranda em Meio Ambiente, Srta. Sandra Corbari, que conta com larga expertise em pesquisa, extensão e ensino voltados à temática do Turismo em Terras Indígenas.
O curso teve como objetivo promover o conhecimento a respeito do turismo em terras indígenas, suas especificidades, desafios e oportunidades enquanto meio de autonomia dos povos, a fim de instruir alunos do curso de turismo, bem como as comunidades indígenas e outros interessados, em trabalhar futuramente com a atividade deste segmento de mercado.
Os professores Izac Bonfim e Patricia Bassinelo irão dar continuidade no projeto de extensão, com oficinas temáticas de assessoria ao desenvolvimento do Turismo em Terras Indígenas, a exemplo de como ocorre com os indígenas Pataxós, em Porto Seguro, e Ilhéus, no Estado da Bahia, e os indígenas Paresi-Haliti, em Campo Novo do Pareci, no Estado de Mato Grosso.
Outras informações sobre o curso podem ser obtidas no site https://www.sympla.com.br/turismo-em-terras-indigenas__291926, desenvolvido pelo acadêmico bolsista Alexsander Arguelo, do Curso de Turismo.
Confira o álbum de fotos do projeto, clique aqui (álbum).
Fotos: Alex Arguelo (Turismo/UFMS).
Fonte: CPAQ