Projeto Trem do Pantanal dissemina ciência em curso de férias para alunos do Ensino Médio

Trinta alunos do segundo ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ada Teixeira dos Santos Pereira participaram na semana passada do projeto de extensão “Trem do Pantanal: trilhando o caminho do Bioma e das Doenças Tropicais”.

O projeto é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias, credenciado pela Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública – RNEC, em conjunto com o Instituto de Biociências (INBIO).

O principal objetivo do curso é promover a difusão e popularização de conhecimentos e recentes avanços da Ciência, com ênfase  nas Doenças Infecciosas e Parasitárias inseridas no Bioma Tropical. Além disso, envolver alunos da pós-graduação na formação de alunos do Ensino Básico.

O curso é baseado na metodologia científica, onde o aluno formula seus problemas e desenvolve uma metodologia para obtenção dos resultados e de suas próprias conclusões.

De acordo com a professora do INBIO Ana Paula Costa Marques, o projeto promove a difusão da ciência, com ênfase na prevenção, epidemiologia, diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas e parasitárias inseridas no bioma Tropical através de cursos de férias para estudantes da rede pública de ensino”, explica a professora do INBIO Ana Paula Costa Marques.

“O pesquisador tem, além da responsabilidade em divulgar seu trabalho por meio de artigos científicos, a responsabilidade social na Educação em Ciência, uma vez que tem acesso aos avanços da ciência em diferentes áreas e tem mecanismos para divulgar de forma clara e objetiva para a sociedade”, diz a professora Ana Paula.

A perspectiva do grupo é ampliar o curso para outras escolas, por meio de duas edições ao ano, além de proporcionar estágio em diferentes laboratórios para aqueles alunos que se destacaram no curso, os Jovens Talentosos da Rede Pública.

Gratidão

A monitora e pós-graduanda Bruna Zancanelli Fetter considerou “muito gratificante sabermos que colocamos um pouco de nós em cada jovem ali presente. Que vocês usem tudo que aprenderam, se esforcem e se tornem maiores que seus próprios sonhos”, desejou aos alunos do Ensino Médio.

O pós-graduando Dario Corrêa Junior fez do projeto Trem do Pantanal: Trilhando o caminho do Bioma e da Doenças Tropicais tema de sua monografia. “O projeto me ensina a ensinar e aprender, além de me lembrar que amo tudo aquilo que faço. Obrigado a todos os monitores e alunos envolvidos, isso me revigora todas as vezes e me da forças para seguir. Que venham as próximas edições!”, afirmou.

Da mesma forma, os alunos da Escola Estadual Ada Teixeira dos Santos Pereira demonstraram gratidão por terem participado do projeto.

”Foi um prazer ter passado dessa semana maravilhosa e tão bem executada… Não tenho palavras para explicar todos esses momentos que passamos juntos, muito amor, parceria, trabalho em grupo e conhecimento foram as palavras que encontrei para explicar. Tudo foi ótimo e espero que realmente possamos nos encontrar um dia e reviver tudo novamente, vamos sentir falta de tudo, mas principalmente de vocês, que nos ajudaram muito nas realizações de todos os trabalhos e extraíram o melhor de nós”, afirmou Jaqueline Baretto.

Da mesma forma, a aluna Joyce Ferreira postou nas redes sociais: ”eu amei essa semana, foi um prazer estar com vocês aprendendo coisas novas vou levar por toda vida. O que aprendi essa semana me deu uma certeza de qual vai ser minha carreira”.